O aplicativo YouTube Vanced, que é bastante popular no Android por burlar os anúncios da plataforma de vídeo, será descontinuado.
A notícia foi dada neste fim de semana em uma publicação nas redes sociais do projeto.
De acordo com os desenvolvedores do YouTube Vanced, o fim do aplicativo ocorreu por causa de “problemas legais”. Segundo explica o The Verge, o Google lançou uma ação de cessar atividades para a companhia, que terá que encerrar o app para evitar um processo judicial.
Em seu comunicado, os criadores do YouTube Vanced explicaram que todos os links para download do programa serão retirados do ar em breve. No entanto, quem já possui o aplicativo instalado no celular ainda poderá aproveitar os serviços da plataforma.
Os desenvolvedores ressaltam, porém, que o aplicativo deve parar de funcionar futuramente, já que vai deixar de receber atualização. Segundo a equipe, o YouTube Vanced deve se tornar obsoleto em até dois anos.
A cruzada do Google contra o Vanced tem um motivo claro: ao permitir que os usuários burlem a exibição de anúncios, o serviço torna menos atraente a assinatura YouTube Premium. Além de retirar anúncios dos vídeos, a versão paga do YouTube também inclui funcionalidades extras para a plataforma de streaming YT Music, incluindo download offline.
Vale lembrar que o YouTube Vanced não é a primeira vítima do Google. A empresa também já derrubou, no ano passado, diversos bots do Discord. Após a ação que matou soluções como o Groovy, a companhia começou a trabalhar em uma integração oficial entre a plataforma de chat e o YouTube.