Em entrevista, Craig Federighi diz que computadores já têm as tecnologias necessárias
Os novos dispositivos Mac equipados com processadores M1 da Apple já estão prontos para receber o Windows, se a Microsoft quiser. Foi isso que um dos engenheiros da maçã afirmou em entrevista recente à Ars Technica, enquanto conversava sobre os produtos recém-lançados da gigante da tecnologia.
Quase todo ano a Apple lança novos MacBooks ou uma nova versão do Mac Mini, mas os modelos deste ano chamam em especial a atenção porque marcam a estreia do M1, um processador de fabricação própria da Apple, abandonando os componentes Intel que ela usava anteriormente. Todos estão empolgados com os novos recursos e possibilidades do M1, incluindo os engenheiros da Apple.
Craig Federighi, engenheiro chefe de software para a empresa, foi perguntado sobre a possibilidade de levar o Windows para os novos Mac e disse:
“Isso realmente depende da Microsoft. Nós temos as tecnologias centrais para eles fazerem isso, para rodar sua versão ARM do Windows, o que por sua vez, claro, suporta aplicativos x86 no modo de usuário. Mas essa é uma decisão que a Microsoft precisa fazer, de criar uma licença para sua tecnologia para usuários rodarem o sistema nesses Macs. Mas os Macs com certeza são bem capazes de fazer isso.”
Federighi também afirmou que uma solução possível poderia ser rodar o Windows pela nuvem no futuro.
Pode parecer estranho querer comprar um Mac para instalar Windows quando é possível adquirir um notebook bem mais barato que já venha com o sistema instalado e ofereça performance parecida. Mas a compatibilidade nativa pode oferecer, por exemplo, a possibilidade de “dual boot”, ter os dois sistemas instalados ao mesmo tempo. Assim, a pessoa pode aproveitar aplicativos que tenham uma compatibilidade melhor com um sistema ou outro. Games notadamente costumam ser todos compatíveis com o Windows, mas nem todos com o Mac OS.
Da parte da Microsoft, não seria surpresa se eles decidissem fazer uma licença do Windows para os novos Macs. A empresa tem posicionado sua estratégia cada vez mais como a de oferta de serviços de software, tentando ampliar o alcance do Windows pra onde ele puder chegar – e isso pode incluir o importante mercado de produtos Apple.