As ações da Intel Corp (INTC.O) caíram 7%, com analistas de Wall Street levantando preocupações sobre quando a fabricante de chips pode fechar a lacuna com as rivais, já que gasta bilhões de dólares para aumentar a produção.
Nos últimos anos, a Intel tem lutado para construir uma nova tecnologia de fabricação, fazendo com que fique atrás de seus rivais Advanced Micro Devices Inc (AMD.O) e Nvidia Corp (NVDA.O) na corrida para fazer chips menores com uma velocidade de processamento mais rápida.
Patrick Gelsinger, que voltou à empresa como CEO este ano, anunciou planos de gastar até US $ 20 bilhões para construir duas fábricas e abrir suas fábricas para outros fabricantes de chips e aumentar a capacidade de fabricação de chips.
“Há questões significativas que devem ser superadas para que isso seja um sucesso, com investimentos antecipados e lucros improváveis até depois de 2025, se não mais tarde”, disse o analista da Atlantic Equities, Ianjit Bhatti.
“No curto prazo (2-3 anos), não acreditamos que a Intel tenha uma resposta para os ganhos de participação de mercado da AMD.”
Na quinta-feira, a Intel anunciou sua previsão de lucro para o segundo trimestre, que ficou abaixo da expectativa média dos analistas. O diretor financeiro da empresa, George Davis, disse à Reuters que os lucros menores ocorreram porque a empresa estava investindo no aumento de suas novas tecnologias de fabricação de 10 nanômetros e 7 nanômetros.
Gelsinger também anunciou planos de fazer chips para fábricas de automóveis em suas fábricas para ajudar a aliviar a escassez global de chips que atingiu a indústria automotiva.
Os analistas ficaram amplamente à margem; 26 das 40 que cobrem as ações têm uma classificação de “retenção” ou inferior. Quatorze analistas têm uma classificação de “compra” ou superior para as ações. O preço médio atual da ação é de US $ 65, de acordo com os dados do Refinitiv.
“A escassez … vai exigir gastos gigantescos para os fabricantes de chips. Gastos que a Intel não pode arcar com a tentativa de reivindicar seu título de fabricante de chips mais valioso dos Estados Unidos ”, disse Samuel Indyk, analista sênior do uk.Investing.com.