A montadora alemã Volkswagen está em negociações com seus principais fornecedores sobre possíveis reclamações por danos devido à escassez de semicondutores, disse um porta-voz da empresa no domingo.
Montadoras de todo o mundo estão fechando linhas de montagem devido a problemas na entrega de semicondutores, que em alguns casos foram agravados pelas ações do antigo governo Trump contra as principais fábricas de chips da China.
A escassez afetou a Volkswagen, Ford Motor Co, Subaru Corp, Toyota Motor Corp, Nissan Motor Co Ltd, Fiat Chrysler Automobiles e outros fabricantes de automóveis.
“Para a Volkswagen, a principal prioridade é minimizar os efeitos do gargalo do semicondutor na produção”, disse o porta-voz da Volkswagen, acrescentando que a empresa queria resolver o problema em estreita cooperação com seus fornecedores.
Mas o porta-voz acrescentou que essa troca também incluiria o exame de reivindicações de danos junto com seus fornecedores.
Entre os fornecedores de automóveis afetados estão Bosch e Continental da Alemanha, que em troca dependem de fornecedores de chips em Taiwan e outros países asiáticos.
A Volkswagen comunicou a seus fornecedores, logo após o primeiro bloqueio na primavera, que estava aumentando a produção para níveis pré-pandêmicos novamente, disseram fontes da indústria.
Ainda assim, os fabricantes de semicondutores mudaram a produção para outros setores industriais com altas taxas de crescimento, como eletrônicos de consumo, o que deixou os clientes da indústria automobilística com menos chips do que o necessário, disseram as fontes.
A revista Automobilwoche informou que a Volkswagen estava em negociações com fornecedores alternativos de semicondutores, mas havia preocupações de que isso pudesse levar a preços mais altos.
A Volkswagen quer garantir que a Bosch e a Continental compartilhem o fardo e compensem parcialmente a empresa pelos custos adicionais resultantes, informou a revista.
Uma porta-voz da Bosch disse que a empresa está atualmente se concentrando em manter as cadeias de suprimentos tanto quanto possível.
“Discutiremos todos os outros aspectos da escassez de semicondutores diretamente com nossos clientes e fornecedores no devido tempo”, acrescentou ela.
A Continental não quis comentar.
O ministro da Economia alemão, Peter Altmaier, pediu ao seu homólogo taiwanês Wang Mei-hua que persuadisse os fabricantes de chips taiwaneses a ajudar a aliviar a escassez de semicondutores na indústria automobilística, que está prejudicando sua incipiente recuperação econômica da pandemia COVID-19.
Altmaier pediu a Wang para tratar do assunto em negociações com a Taiwan Semiconductor Manufacturing Co Ltd (TSMC), a maior fabricante de chips contratada do mundo e um dos principais fornecedores da Alemanha.
Para reduzir a dependência de fornecedores asiáticos e evitar problemas semelhantes no futuro, Berlim agora planeja aumentar o apoio estatal para aumentar a capacidade de produção de semicondutores na Alemanha e na Europa.