As imagens mostram os primeiros passos de Neil Armstrong e Buzz Aldrin.
Imagens do primeiro pouso na Lua, realizado em 1969 durante a missão Apollo 11 da NASA foram adquiridas por US $ 1,82 milhão (o equivalente a cerca de quase R$ 7 milhões), no sábado (20), durante o leilão na tradicional Sotheby’s. A coleção de imagens totaliza cerca de 2 horas e 24 minutos em três rolos de filmes gravados no Mission Control em Houston, Texas. Essa filmagem é a “primeira e mais precisa imagem de vídeo dos primeiros passos do homem na Lua”, de acordo com a Sotheby’s.
As fitas incluem gravações do Controle da Missão, enquanto aguardava a instalação da câmera da superfície lunar, bem como os primeiros passos de Neil Armstrong e Buzz Aldrin na Lua e o momento em que os astronautas plantaram a bandeira americana na superfície. Menos os 9 minutos de gravação do Mission Control, as fitas contêm toda a duração da atividade extraveicular lunar (EVA).
Os rolos foram adquiridos em 1976 por um antigo estagiário da NASA chamado Gary George, que comprou as fitas em um leilão do excedente do governo naquele ano. Ele pagou apenas US $ 217,77 por essas bobinas e mais de mil outras na época. George também digitalizou essas fitas em 2008, segundo publicou o site Mashable.