Vero é uma nova companhia formada pela junção de oito provedoras de internet, atualmente atuando em 39 cidades do interior de Minas Gerais.
Uma nova provedora de internet por fibra quer tomar o mercado de pequenas e médias cidades do Brasil. Ela promete investir R$ 750 milhões para fazer esse número crescer para 200 nos próximos cinco anos.
A Vero nasceu por investimentos da Vinci Partners, gestora de recursos na casa dos R$ 26 bilhões. A investidora é quem vai bancar os R$ 750 milhões da expansão, dinheiro que a torna sócia majoritária no negócio.
A Vero comprou a BD OnLine, NWNet, Efibra, PowerLine, G4 Telecom, Viaceu, ViaReal e City10. Todas companhias com atuação no centro-oeste, sudeste e sul de Minas.
“A tese em que a Vero está pautada é a de que vai haver uma consolidação do mercado de pequenos provedores espalhados pelo Brasil para criar um provedor de médio a grande porte, para ter escalabilidade, melhor governança, melhor poder de negociação no mercado”, explica o presidente da Vero, Fabiano Ferreira.
A ideia de comprar as oito operadoras de uma vez veio da facilidade. As empresas já trabalhavam juntas, chegando a formar uma holding em 2016. No ano seguinte, buscaram investimentos para crescer, quanto entrou a Vinci para bancar o projeto.
Ferreira enfatiza que o modelo de negócio não é chegar às cidades grandes. O filão aqui é exatamente o mercado de pequenas e médias cidades. Com a aquisição, a Vero passou a atuar em 39 cidades, com 150 mil clientes e 700 funcionários.
Uma das propostas é expandir para fora do estado de Minas. Até o final do ano, haverá mais 10 cidades com disponibilidade de internet da Vero, sendo que o ano que vem já deve marcar a expansão da companhia para outros estados.