Índice
Empresa anunciou que vai enviar vários alertas antes de deletar qualquer conteúdo.
Usuários do Gmail, Google Fotos e Drive podem ter deletados seus arquivos que ultrapassarem o limite de armazenamento disponibilizado de forma gratuita pela Google. A mudança já havia sido informada pela empresa em um comunicado, mas passou a ser enviada por e-mail para seus clientes.
A Google modificou suas regras de utilização da nuvem e agora tem mais poder para excluir arquivos em alguns casos. Além do e-mail enviado para os usuários e do anúncio feito mais cedo, a empresa vai enviar vários alertas antes de deletar qualquer conteúdo.
O documento enviado informa que aqueles que armazenarem conteúdo gratuito além do permitido poderão ter seus arquivos excluídos a partir do dia 1° de junho de 2021. Contas inativas por período superior a 24 meses estão sujeitas ao mesmo processo.
A alteração também inclui documentos do Google Docs, Sheets, Slides, Drawnings, Forms e aquivos do Jamboard.
Mudança no backup do Google Fotos
Outra alteração divulgada pela empresa é o fim do backup gratuito no Google Fotos, que também tem como prazo limite o dia 1º de junho de 2021.
Até o final de maio do próximo ano, será possível salvar fotos e vídeos normalmente. Contudo, após esse período, o usuário terá um limite de 15 GB gratuitos para enviar conteúdo à nuvem do Google Fotos, mesmo volume atualmente disponível pelo Gmail e Drive.
Para saber quanto você ainda possui de espaço livre na nuvem da Google usando seu celular, clique no aplicativo do Google Fotos ou Drive, em seguida em sua foto de perfil no canto superior direito, e em “Conta do Google”. Após ser redirecionado para uma nova página, clique em “Armazenamento da conta”.