Índice
Como treinador de gerenciamento de tempo, aconselho o uso dessas cinco estratégias para aumentar sua produtividade ao trabalhar em casa.
À medida que certos trabalhadores estão começando a retornar ao escritório, alguns ficam emocionados por recuperar um ambiente mais propício à sua produtividade pessoal. Para alguns, o escritório tem menos distrações e apenas facilita a realização do trabalho, principalmente se seus projetos são altamente colaborativos.
Mas para outros, trabalhar em casa realmente proporcionou um grande aumento de produtividade. E trabalhar remotamente pode fornecer ainda mais eficácia à medida que eles continuam trabalhando em casa, mas têm menos restrições e menos incerteza em suas vidas gerais nos próximos meses.
Como coach de gerenciamento de tempo, tenho parceria com meus clientes para navegar na transição do trabalho no escritório para o trabalho em casa e vice-versa. E descobri que aqueles que usam essas cinco estratégias conseguiram aumentar sua produtividade geral quando trabalham em casa.
1. ELES CONVERTEM SEU TRAJETO
Entre as pessoas que consideraram o trabalho em casa uma mudança bem-vinda, vi um padrão bastante semelhante de converter o tempo de deslocamento em tempo de exercício. Normalmente, pela manhã, eles treinam (ou, no mínimo, passear com o cachorro). E à noite, eles costumam optar por fazer mais caminhadas, por conta própria, com o cachorro ou em família.
Esse padrão de atividade física não apenas melhora a saúde física, mas também traz benefícios positivos para a saúde mental e a atenção ao longo do dia.
2. ELES BLOQUEIAM O TEMPO FOCADO
Eu sempre recomendei reservar um tempo para um trabalho focado. Mas um desafio em um ambiente de escritório é que, mesmo que você tenha colocado o tempo como “ocupado” em sua agenda, os colegas ainda podem aparecer. Essas reuniões de acompanhamento podem ser produtivas às vezes, mas também podem levar à incapacidade de ter blocos de trabalho ininterruptos. Nessas situações, eu frequentemente recomendo criar uma distância física, como fechar a porta, ir a uma cabine telefônica ou trabalhar remotamente.
Mas uma coisa boa de estar em casa é que você tem uma distância física de seus colegas de trabalho, para poder bloquear o tempo focado e ficar com ele. Eu recomendo que você tenha um horário de foco recorrente em sua agenda, como por uma ou duas horas da manhã. Ou, semanalmente, você bloqueia alguns trechos de tempo para as principais atividades que deseja realizar, como montar um relatório ou escrever um artigo.
3. ELES AGENDAM REUNIÕES
Para aumentar ainda mais sua previsibilidade e produtividade, peça a seus colegas para agendar uma reunião com você para conversar, especialmente se a reunião exigir alguma premissa. É útil ter reuniões agendadas, para que você possa planejar efetivamente suas tarefas em torno delas e para estar no espaço certo para estar presente.
Dito isto, essas reuniões não precisam ser longas. Se você acha que algo deve levar apenas 30 ou até 15 minutos para discutir, peça para que uma reunião dessa duração seja agendada em seu calendário. Não é necessário prolongar todas as conversas por uma hora.
Alguns de meus clientes de coaching também chegam ao ponto de bloquear completamente o calendário do dia seguinte na noite anterior para aumentar sua produtividade. Por exemplo, no final do dia útil da quarta-feira, eles bloqueariam a quinta-feira. Isso aumenta a capacidade de planejar e executar as tarefas durante os períodos intermediários.
4. ELES ATUALIZAM SEU STATUS
Para se envolver totalmente mentalmente no que você está trabalhando durante o tempo em que você está focado, também pode ser útil para atualizar seu status online. Isso pode significar se designar como “ausente” no Slack ou não disponível em mensagens instantâneas ou outras ferramentas de comunicação interna. Essa declaração de sua intenção de não estar disponível em um determinado momento pode isolá-lo dos pensamentos em sua mente de que “alguém pode ter me enviado uma mensagem sobre algo importante” ou “eu posso sentir falta de algo e incomodar alguém”.
5. ELES RESISTEM AO DESEJO DE SE DISTRAIR
Com todas as distrações externas eliminadas, nossa mente às vezes pode procurar, sem ajuda, maneiras de se distrair. Especialmente para extrovertidos, quando o ambiente é mais calmo, o esforço para encontrar mais estímulos é mais alto.
Se você se encontrar nesse tipo de situação, procure maneiras de aumentar a estimulação em seu ambiente sem reduzir sua produtividade. Pode parecer uma música que o ajuda a entrar no fluxo, usando uma mesa de pé ou simplesmente colocando o laptop em cima de um balcão ou escritório alto, para que você possa mudar seu peso enquanto trabalha. Ou mascar chiclete e fazer intervalos planejados, como o intervalo de cinco minutos após cada corrida de 25 minutos em Pomodoro .
Todas essas atividades permitem que você se sinta menos entediado em seu ambiente, sem perder tempo com notícias ou buracos de coelho nas redes sociais.
Você pode voltar ao escritório em breve ou descobrir que trabalhar em casa se tornou seu novo estilo de vida. Onde quer que você se veja no espectro, essas estratégias podem permitir que você seja mais eficaz em casa.