Tendo surpreendido o mercado com sua aposta audaciosa no Bitcoin no início deste ano, a Tesla Inc. agora começará a aceitar a maior moeda eletrônica do mundo como pagamento por seus carros elétricos.
O CEO Elon Musk tweetou na quarta-feira que “agora você pode comprar um Tesla com Bitcoin” e que o pagamento por Bitcoin também estará disponível para clientes fora dos Estados Unidos ainda este ano. Ele acrescentou que a Tesla usará apenas software interno e de código aberto e que qualquer Bitcoin pago à empresa será retido como Bitcoin e não convertido em moeda fiduciária. Todos os veículos terão preços em dólares.
A Tesla, com sede na Califórnia, divulgou seu investimento de US $ 1,5 bilhão em Bitcoin em fevereiro e disse que pretendia começar a aceitar a criptomoeda como forma de pagamento, enviando os preços para um recorde. A principal fabricante de EVs do mundo apostou no Bitcoin depois de atualizar sua política de investimento em janeiro para permitir a compra de ativos digitais.
O Bitcoin subiu para 5,1%, para US $ 57.204. O token oscilou muito depois de atingir um recorde de $ 61.742 em 13 de março. As ações da Tesla caíram 1,1% para $ 654,72 a partir das 10h28 em Nova York, e subiram mais de 500% no ano passado.
A adoção da criptomoeda pela Tesla alimenta um debate sobre se os investidores de longo prazo, como tesoureiros corporativos, escritórios familiares e seguradoras, buscarão exposição ao token digital. Embora figuras proeminentes de Wall Street tenham vindo a apoiar o Bitcoin, há grandes desafios para qualquer empresa que siga o exemplo adicionando moedas virtuais aos balanços.
“A Tesla e outras empresas estão mostrando que a criptografia veio para ficar e sua adoção convencional só vai aumentar”, disse Simon Peters, analista da plataforma de investimentos eToro.
Além de emprestar maior legitimidade às moedas eletrônicas, a adoção do Bitcoin por Musk se encaixa em sua imagem de dissidente. O bilionário tuitou frequentemente sobre tópicos relacionados à criptomoeda e recentemente chamou o Bitcoin de “ uma coisa boa ” em uma entrevista. Dogecoin, que já foi a moeda digital irônica, também disparou para discos em fevereiro depois que Musk, o rapper Snoop Dogg e o baixista do Kiss Gene Simmons tweetaram sobre isso.