Roubo de dados no Facebook: obra da Netflix faz alerta

0

Obra da Netflix mostra como as informações de milhões de usuários foram roubadas através de um jogo e usado por empresa britânica para influenciar as eleições americanas de 2016.


 

Privacidade Hackeada – Originalmente nomeado como The Great Hack -, é o novo documentário da Netflix. O vídeo tenta unir os pontos do caso que, no ano passado, abalou a confiança nas plataformas sociais: como a Cambridge Analytica (empresa acusada de uso indevido dos dados de 87 milhões de perfis do Facebook) usou as informações na campanha de Donald Trump, nas eleições no Quénia e na Nigéria e durante o Brexit, sem o consentimento dos usuários.

O documentário foca especialmente em quatro personalidades, todas com um impacto considerável neste escândalo que envolveu a Cambridge Analytica e afetou milhões de pessoas. São apresentadas as estratégias usadas pela empresa, apontando os eventuais culpados e trazendo as questões morais das ações executadas. Mais do que a forma como estes dados foram usados, o documentário procura mostrar o poder que as gigantes tecnológicas têm sob forma de informação dos seus utilizadores.

Ainda mais importante do que o impacto nas eleições presidenciais norte-americanas, o documentário nos faz pensar como cedemos de maneira muito fácil de nossos dados a um serviço online, sem ao menos sabermos para quais fins essas informações serão utilizadas.

O documentário original da Netflix explora o “lado obscuro” das redes sociais e interessa não só aos amantes da tecnologia, mas a todos os utilizadores deste tipo de plataformas. “Privacidade Hackeada”, já está disponível. Confira o trailer: The Great Hack – Netflix

 

Notícia anteriorApple compra divisão de chips de modem da Intel por US$ 1 bi
Próxima notíciaEm dois meses, mais de 400 empresas foram constituídas no AM por meio do Registro Automático