Tecnologia transforma o futuro de alunos da periferia no DF

No Brasil, apenas cerca de 0,5% da população está envolvida em atividades de pesquisa e desenvolvimento, segundo dados do IBGE e CNPq.

Até 30 de agosto, cerca de 1.300 alunos da rede pública de ensino no Distrito Federal terão a chance de participar do evento “Transformando o Futuro”, que foca em robótica e programação. Com um investimento de R$ 800 mil do Governo do Distrito Federal (GDF), através da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF), essa iniciativa busca promover a inclusão digital entre jovens de regiões periféricas como Ceilândia, Gama, Recanto das Emas e Estrutural.

Importância da inclusão digital nas escolas públicas

A inclusão digital é crucial para garantir que estudantes de áreas menos favorecidas tenham acesso às mesmas oportunidades de aprendizado que os de regiões centrais. O GDF, ao apoiar eventos como este, contribui para diminuir as desigualdades educacionais e capacitar esses jovens para os desafios do século XXI. Essa iniciativa não só amplia o acesso à tecnologia, mas também inspira esses estudantes a considerarem carreiras em áreas como programação e robótica, onde a demanda por profissionais qualificados cresce continuamente.

Cenário da pesquisa e desenvolvimento no Brasil

No Brasil, apenas cerca de 0,5% da população está envolvida em atividades de pesquisa e desenvolvimento, segundo dados do IBGE e CNPq. Diante desse cenário, iniciativas que promovem a inclusão digital são essenciais para democratizar o acesso ao conhecimento e às oportunidades, especialmente para a população mais carente.

Objetivos e expectativas do evento

O presidente da FAPDF, Marco Antônio Costa Júnior, ressalta que a inclusão digital é um pilar fundamental para a educação contemporânea. Ele destaca que o “Transformando o Futuro” tem o objetivo de despertar o interesse dos jovens pela inovação e pela pesquisa científica. “Buscamos não apenas desenvolver habilidades essenciais, como pensamento crítico e criatividade, mas também fomentar uma aprendizagem colaborativa e interdisciplinar, que é vital para o desenvolvimento científico e tecnológico no DF,” explica.

Depoimentos de estudantes e professores

Para Sara Vila Nova e Eloísa Lima, de 14 anos, alunas do Centro de Ensino Fundamental 10 do Gama, o evento é uma oportunidade única. Elas estão animadas para aprender mais sobre tecnologia e enxergam a participação no “Transformando o Futuro” como um primeiro passo em direção a uma carreira na área. “Tenho certeza de que vou aprender muitas coisas e que tudo que temos aqui pode, de alguma forma, servir para a nossa profissão no futuro,” diz Sara. Eloísa complementa: “Iniciativas como essa são importantes porque, muitas vezes, só temos noção do básico e, nessas oportunidades, podemos nos aprofundar.”

O professor Bruno Fernandes Rodrigues destaca a importância de iniciativas que promovem a inclusão digital em áreas periféricas. “Ao abrir portas para a educação e a pesquisa em áreas periféricas, o GDF investe no futuro desses jovens e no avanço científico e tecnológico do país como um todo,” afirma. Segundo ele, a inclusão digital pode ser o impulso necessário para que muitos estudantes percebam que têm o potencial de seguir carreiras em tecnologia.

Perguntas frequentes

Qual é o objetivo do evento Transformando o Futuro?

O objetivo é promover a inclusão digital, proporcionando acesso ao aprendizado de robótica e programação para estudantes da periferia.

Quem são os principais beneficiados pelo evento?

Cerca de 1.300 alunos da rede pública de ensino do Distrito Federal, especialmente de regiões periféricas como Ceilândia, Gama, Recanto das Emas e Estrutural.

Como o GDF está apoiando o evento?

O GDF, por meio da FAPDF, investiu R$ 800 mil no evento para promover a inclusão digital entre os jovens.

Por que a inclusão digital é importante?

A inclusão digital é fundamental para democratizar o acesso à tecnologia e capacitar jovens para os desafios do mercado de trabalho no século XXI.

Com informações da Agência Brasília

Andréa Alves:
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