Começa distribuição de parabólicas em Brasília para liberação do 5G

0

Começou a distribuição e a instalação dos novos equipamentos para quem usa antenas parabólicas para recepção de TV.


A medida evita interferência nos canais abertos com a chegada da tecnologia 5G na capital, primeira cidade do país a receber nova tecnologia.

Nesse esforço, a Siga Antenado (Entidade Administradora de Faixa – EAF) começou a distribuição e a instalação gratuita dos kits de recepção para as famílias registradas em Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e que utilizam antenas parabólicas convencionais para sintonizar canais de televisão. O trabalho, posteriormente, segue para as demais capitais.

A troca dos equipamentos faz parte das medidas de proteção, uma vez que o 5G vai usar a faixa de 3,5 GHz, que fica próxima da parte do espectro onde trafegam sinais de TV via satélite. Além da distribuição de kits para famílias de baixa renda, também serão instalados filtros em equipamentos profissionais de transmissão.

Em todo o país, cerca de 20 milhões de famílias que recebem sinal da TV aberta via satélite na Banda C, com estimativa de que metade desse número são de inscritos no CadÚnico. A recepção desses sinais será transferida para outra parte do espectro, a banda Ku, e por isso as parabólicas precisam ser substituídas.

Segundo o presidente da Siga Antenado, Leandro Guerra, Brasília foi escolhida para o início da instalação por critérios técnicos, operacionais, logísticos e demográficos, além da disponibilidade dos equipamentos em estoque. Ele ressalta a importância do engajamento dos beneficiários para a marcação da instalação das novas antenas.

“É fundamental a participação e a mobilização da população registrada no CadÚnico para a agilidade do processo de migração, com a distribuição e a instalação dos equipamentos. A Siga Antenado trabalha para que os benefícios da nova tecnologia da parabólica de TV aberta cheguem o mais rápido possível na casa desses brasileiros”, diz Guerra.

As famílias registradas em Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e que utilizam antenas parabólicas convencionais para sintonizar canais de televisão devem entrar em contato com a central de atendimento da Siga Antenado para envio dos dados pelo telefone 0800 729 2404 ou pelo site www.sigaantenado.com.br.

A Siga Antenado (Entidade Administradora da Faixa – EAF) é uma associação sem fins lucrativos constituída pelas operadoras Claro, TIM e Vivo, enquanto vencedoras dos lotes nacionais da faixa radiofrequências de 3,5 GHz, em atenção à determinação do Edital do Leilão do 5G, promovido pela Anatel, com o objetivo de operacionalizar os procedimentos relativos aos compromissos assumidos em decorrência da licitação.

Notícia anteriorTecnologia da Informação: mercado de trabalho carece de profissionais da área
Próxima notíciaGoverno federal lança parceria com Google e Microsoft