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A Weltmeister, que pelo nome parece uma marca alemã, mas, na verdade, é a startup chinesa WM Motor, acabou de anunciar o lançamento do quinto carro elétrico da empresa, o M7.
E o veículo promete chegar para dar dores de cabeça a Elon Musk, CEO da Tesla. O motivo? É isso o que vamos explicar nas próximas linhas.
O M7 foi lançado com o que é conhecido como sistema de direção autônoma nível 5. Isso significa dizer que o novo carro elétrico da WM Motor tem a capacidade de “ler” as ruas, “enxergar” o tráfego ao redor e, consequentemente, dirigir sozinho, sem necessitar de qualquer intervenção por parte do motorista.
Para se tornar o novo “terror da Tesla”, apelido que em setembro foi dado ao Xpeng P5, sedã com design futurista lançado por outra fabricante de carros elétricos chinesa, o M7 foi trabalhado com tecnologia de ponta. O pessoal do Carscoops revelou que o modelo foi equipado com 3 sensores LiDARs, 12 radares ultrassônicos, 7 câmeras de 8 megapixels, 4 câmeras de visão surround e um módulo de posicionamento de alta precisão. O comando de toda essa tecnologia é alimentado por meio de quatro chips Nvidia DRIV Orin-X.
“Quanto mais a tecnologia evolui, mais ela imita a vida – esta é precisamente a filosofia e a direção da P&D por trás do WM M7. Para atingir um desempenho inteligente mais realista, o WM M7 é dotado de três recursos principais: percepção aprimorada, computação e potencial evolutivo. Como tal, gostamos de nos referir a ele como o primeiro espaço móvel inteligente em todos os cenários do mundo”, afirmou Freeman Shen, fundador, presidente e CEO da WM.
Autonomia é gigante, mas potência é segredo
Acompanhar um carro elétrico capaz de dirigir sozinho graças a tanta tecnologia exigirá excelência também em outros dois pontos que a Tesla, rival na alça de mira da WM Motor, tem de sobra: autonomia e potência do motor. Em relação ao primeiro ponto, a caixinha pode receber o vistinho de “check”. Afinal, o M7 tem autonomia prometida de 435 milhas, ou seja, poderá rodar até 700 quilômetros com uma única carga.
O motor, por outro lado, segue como um segredo guardado a sete chaves. Ainda não há qualquer informação oficial, ou mesmo um rumor, que possa indicar qual será o comportamento desse sedã elétrico que será capaz de dirigir sozinho pelas ruas. Em uma entrevista dada ao Carscoops em setembro do ano passado, no entanto, o CEO da marca deu a letra: “A Tesla vir para a China é como a Apple. Eles chegaram para nos ensinar”.