Spotify vai usar stories para promover playlists de famosos

0

Seguindo a linha de que todo serviço online precisa ter uma função stories, o Spotify está realizando testes de um sistema desse tipo como forma de promover ou apresentar playlists.



Em testes que estão acontecendo nos aplicativos da plataforma musical para iOS e Android, a YouTuber americana Summer Mckeen apresenta suas faixas preferidas de toda a vida, com direito a uma série de vídeos onde indica algumas músicas e fala sobre suas escolhas.

A criadora com mais de 2,3 milhões de inscritos no YouTube e 126,4 mil seguidores no Spotify é a primeira a contar com o recurso, usado em uma playlist chamada “all time besties”. Os stories em questão aparecerem no topo da lista de reprodução, com o usual ícone circular que indica os recursos dessa categoria. Basta um clique para que os vídeos comecem a ser reproduzidos em tela cheia.

As funções também são semelhantes às que vemos no Instagram, por exemplo, com direito a inserções de textos e desenhos. Um toque na parte direita da tela avança para o próximo stories, enquanto encostar o dedo em qualquer lugar faz com que o vídeo pause. O sistema conta até mesmo com a barra superior que indica quantos stories ainda faltam para serem visualizados.

Mckeen é apenas a primeira, com os testes já considerando outros influenciadores e criadores de conteúdo de sucesso. Claro, o Spotify deseja que os escolhidos foquem na música durante a criação de seus stories, compartilhando capas de álbuns e trechos de canções como já fazem hoje no Instagram. Uma das ideias, logicamente, é manter os usuários dentro da própria plataforma, de forma que eles encontrem ali as mesmas coisas que gostam nas outras.

Por outro lado e ao contrário do que se pode imaginar, não existe a intenção de liberar o recurso para artistas ou gravadoras, com os stories tendo sido especificamente criados para utilização por influenciadores. De acordo com as informações oficiais, a ideia é que eles sejam uma ferramenta de descoberta de música e indicação, não de publicidade ou promoção de artistas pelos próprios selos.

Abrir a funcionalidade para artistas, claro, não está fora de cogitação, mas para estes, o Spotify recomenda a utilização do Canvas, que substitui a arte dos álbuns e a foto de exibição dos músicos com vídeos e outras opções personalizadas. O mesmo também vale para os usuários comuns, que podem receber a possibilidade de publicarem stories em um futuro próximo, quando os testes com influenciadores chegarem ao final.

Notícia anteriorFacebook pagará US$ 550 milhões para encerrar processo de reconhecimento facial
Próxima notíciaPS5: pré-venda do console pode começar em março