A Sony anunciou que se uniu à IBM Research em Zurique para criar uma nova fita magnética que pode caber 330 TB de arquivos em um único cartucho do tamanho da palma da mão
Para referência, isso é suficiente para armazenar 3,379 cópias compactadas de toda a Wikipedia em um único cartucho. Você provavelmente adivinhou que essa fita não foi projetada para usuários domésticos.
Ele será implantado em servidores e data centers quando ele estiver disponível.
A nova fita possui uma densidade de gravação de 201 Gb por polegada quadrada – cerca de 20 vezes maior do que a safra atual.
Para conseguir isso, a equipe descobriu uma nova maneira de reduzir o fosso entre a fita magnética e a cabeça magnética, e também desenvolveu um lubrificante para ajudar as coisas a se moverem suavemente e melhorar a velocidade de leitura / gravação.
Os dados são armazenados de forma espelhada através de múltiplas camadas de nanopartículas para estender o comprimento da fita.
A IBM Research observa que esse avanço significa que será possível duplicar a capacidade de armazenamento das fitas a cada dois anos por uma década por vir.
Com as nossas necessidades de armazenamento sempre em ascensão, certamente poderíamos usar mais inovações como esta.