Índice
Nesta terça-feira (1°), a Qualcomm deu o pontapé inicial no Snapdragon Tech Summit Digital. A versão online do tradicional evento que apresenta a nova geração de processadores móveis da empresa revelou a chegada do Snapdragon 888 5G.
Voltado para dispositivos premium, o Snapdragon 888 oferece compatibilidade com bandas mmWave e sub-6, graças ao modem 5G da Qualcomm, o X60 de terceira geração. Já a sexta geração do Qualcomm AI Engine, sistema de inteligência artificial integrado ao SoC, também evoluiu e consegue operar até 26 trilhões de operações por segundo (26 TOPS).
Outros destaques do novo Snapdragon 888 5G incluem uma significativa melhora na qualidade de fotos e vídeos obtidos com dispositivos móveis equipados com o SoC. De acordo com a Qualcomm, é possível capturar fotos e vídeos a 2,7 gigapixels por segundo – ou cerca de 120 fotos com resolução de 12MP em apenas um segundo.
Esse incremento significa capturar imagens de forma 35% mais rápida do que na geração anterior do Snapdragon. A novidade se dá graças ao ISP Qualcomm Spectra 580, que é o primeiro com triplo ISP e permite capturar fotos ou vídeos simultaneamente com até três câmeras do celular.
O brasileiro Cristiano Amon, presidente global da Qualcomm, disse que a nova plataforma vai melhorar as experiências imersivas dos consumidores em dispositivos móveis. “A criação de experiências premium exige um foco implacável na inovação. É preciso um compromisso de longo prazo, mesmo em face de imensa incerteza”, completou Cristiano.
Mais detalhes sobre o novo Snapdragon 888 5G serão apresentados nesta quarta-feira (2), no segundo dia do Tech Summit Digital 2020.
Primeiros smartphones com Snapdragon 888 5G
Durante o evento, Lei Jun, cofundador e presidente da Xiaomi, confirmou que o smartphone Xiaomi Mi 11 será um dos primeiros dispositivos a receber o Snapdragon 888. O executivo confirmou ainda que o aparelho será equipado com uma série de tecnologias de ponta.
A lista de fabricantes que vai trabalhar com o novo SoC inclui ainda grandes nomes como ASUS, BlackShark, Lenovo, LG, MEIZU, Motorola, Nubia, realme, OnePlus, OPPO, Sharp, vivo, Xiaomi e ZTE. Curiosamente, a Samsung não aparece na lista inicial.
Carro controlado via 5G
Durante a keynote, a Qualcomm usou um carro controlado por meio de uma rede 5G mmWave para mostrar o poder de fogo do Snapdragon 888. Com a ajuda da operadora Verizon e da infra da Ericsson, os pilotos conseguiram controlar os veículos a mais de um quilômetro de distância e obter imagens ao vivo com os recursos do processador.