Embora nossos telefones estejam ficando mais inteligentes, novas pesquisas sugerem que eles realmente estão nos deixando mais burros.
Uma equipe de pesquisadores da McCombs School of Business da Universidade do Texas em Austin estabeleceu testar a hipótese de “drenagem de cérebros”: a teoria de que simplesmente ter seu smartphone perto de você poderia afetar sua capacidade cognitiva disponível.
O estudo apresentou 800 participantes que foram obrigados a fazer um teste em um computador que exigia sua atenção total. Os participantes foram divididos em três grupos que receberam instruções diferentes: um grupo foi instruído a colocar seus telefones voltados para baixo na mesa ao lado do computador que eles estavam usando, outro foi instruído a deixar seus telefones próximos, mas fora de vista, como em uma bolsa, e o terceiro grupo foi informado para deixar seus telefones em outro quarto.
Antes do início do teste, todos os três grupos foram instruídos a desligar todas as notificações em seus telefones.
Os pesquisadores descobriram que os indivíduos que deixaram seus telefones no outro quarto obtiveram pontuação maior em um teste do que aqueles que tiveram seus telefones próximos, apesar do último grupo ter dito que eles não estavam pensando em seus telefones.
Participantes em todos os três grupos auto-relataram pensamentos sobre seus smartphones na mesma freqüência. Os resultados sugerem que a mera presença de um smartphone tem um impacto mensurável na capacidade cognitiva disponível de um indivíduo, independentemente de se sentir distraído ou não.
E assim, da próxima vez que você se encontrar realmente precisando se concentrar em algo, talvez seja melhor ficar o mais longe possível do seu telefone.
Fonte: ThisIsInsider