A empresa está construindo ferramentas para transformar helicópteros normais em veículos autônomos.
Várias empresas estão construindo aeronaves autônomas de decolagem e aterrissagem vertical (VTOL) – como o táxi aéreo da Uber – mas a tecnologia ainda está em andamento. Hoje, uma empresa que se autodenomina Skyryse está introduzindo alguma tecnologia que pode ajudar a torná-la mais acessível, e também está exibindo o que diz ser o primeiro voo totalmente autônomo do mundo em um helicóptero comercial aprovado pela FAA.
O que torna o Skyryse diferente de outros projetos autônomos de VTOL é que a tecnologia da empresa deve ser adicionada às aeronaves existentes, em vez de construir algo totalmente novo. Potencializando a autonomia nos testes realizados pela Skyryse está o seu “Flight Stack” personalizado, que consiste em um conjunto de ferramentas projetadas atualmente para trabalhar com o helicóptero Robinson R-44.
O Skyryse Flight Stack inclui controles de voo que permitem o vôo autônomo completo ou a automação de aspectos específicos de uma viagem; a empresa compara isso ao controle de cruzeiro em um carro. Isso é combinado com uma série de sensores que orientam e estabilizam o helicóptero em conjunto com outros dados de voo. Há uma camada de segurança adicional que monitora o movimento da aeronave e procura especificamente evitar ações que possam ir além dos limites de segurança.
O Flight Stack também inclui sensores no chão que a Skyryse está chamando de “heliponto inteligente”. Eles fornecem informações adicionais ao veículo, como condições do vento e do tempo, além de informações sobre objetos que voam baixo, como pássaros ou drones na área imediata. Todos esses sistemas devem se integrar às redes FAA existentes e comunicar dados aos sistemas de controle de tráfego para monitorar trajetos de vôo, altitude e outros dados igualmente críticos.
Apesar do teste que a Skyryse está exibindo hoje, a empresa não tem mais informações sobre quando seus sistemas podem ser usados de maneira mais ampla. Mas se a tecnologia da empresa puder obter mais suporte da saída de fabricantes de helicópteros, ela poderia fornecer uma maneira mais simplificada de adicionar recursos autônomos a uma frota, em vez de projetar e construir veículos totalmente novos.