Índice
Com essa mudança, todos os usuários deverão atualizar seus cadastros na nova plataforma para continuar usufruindo desses serviços.
Serviços oferecidos pelo Portal da Câmara por meio de cadastro de usuário e senha passarão a ser acessados exclusivamente pela plataforma gov.br. Dessa forma, os usuários que atualmente possuem um login no endereço www.camara.leg.br para acessar serviços como Boletins Eletrônicos, Debates Interativos, Enquetes Legislativas, entre outros, deverão atualizar seus cadastros.
Com a mudança, o usuário mantém seu histórico de participação e continua a ter acesso aos serviços assinados. Para efetuar a atualização, basta acessar o portal, fazer o login e seguir as instruções. Em caso de dúvidas, o internauta pode entrar em contato pelo 0800.0.619.619.
A partir do dia 11 de janeiro de 2025, as contas não integradas ao gov.br serão excluídas. Já o acesso a serviços disponíveis no Portal da Câmara que não exigem login continuará a ser feito pelo endereço www.camara.leg.br.
Uso do gov.br
A mudança para o gov.br traz várias vantagens. Com único login, a plataforma oferece autenticação digital para praticamente todos os serviços oferecidos à população, além de maior segurança. A ferramenta é gratuita e está disponível para todos os cidadãos brasileiros.
Um em cada três brasileiros já tem conta na plataforma e mais de 70 milhões utilizam o serviço. A conta gov.br é a única que seguramente atende aos princípios da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e utiliza os mesmos recursos e protocolos de segurança que as maiores empresas digitais.
A criação de uma conta na plataforma ajuda a prevenir o roubo de identidade digital, impedindo que alguém crie uma conta em nome de outra pessoa.
PERGUNTAS FREQUENTES
Por que tenho que atualizar meu cadastro para acessar determinados serviços no portal www.camara.leg.br?
Hoje, as contas no portal são autenticadas apenas pelo e-mail. Isso permite que um mesmo cidadão tenha mais de uma conta.
Com a atualização para o gov.br, as contas serão identificadas pelo CPF, o que evita fraudes e contas duplicadas. Identificar o cidadão pelo CPF é uma exigência legal que a Câmara precisa cumprir até janeiro de 2025 (Lei 14.534/23).
O gov.br atende aos princípios da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e usa os mesmos protocolos de segurança que as maiores empresas digitais. Também oferece mais comodidade ao cidadão, que não precisa decorar formas de acesso diferentes para cada serviço público. A ferramenta é gratuita e está disponível para todos. Um em cada três brasileiros já tem conta na plataforma.
Ao atualizar o cadastro no portal da Câmara, o usuário mantém o histórico de sua conta quando acessá-la pelo gov.br.
Como faço para atualizar o meu cadastro?
Acesse www.camara.leg.br. No canto superior direito da tela, clique em “Entrar”. Faça o login como de costume e siga as instruções que aparecerem na tela.
Quais serviços do portal camara.leg.br exigem cadastro para serem acessados?
· Boletins eletrônicos de: notícias; deputados; propostas legislativas
· Comentários em notícias
· Comentários e votos nos debates interativos
· Votos e comentários nas enquetes
· Credenciamento da Imprensa e de entidades
· Inscrição em eventos
Se eu não tinha cadastro no portal institucional da Câmara (camara.leg.br), preciso criar um?
Não. Se você acessar algum serviço que precise de login, você deverá entrar com o gov.br.
Se eu não tiver cadastro na plataforma gov.br, consigo acessar os serviços da Câmara de outra forma?
Não. Você precisa criar uma conta na plataforma gov.br.
O que acontece se eu já entrei no portal de várias formas (E-mail e senha; Facebook; Google etc)? O que devo integrar ao gov.br?
A Câmara vincula a conta ao e-mail cadastrado. Portanto, se você usa o mesmo e-mail em todas essas todas essas plataformas, você só tem uma conta na Câmara.
Mas se você entrou com plataformas que usam e-mails diferentes, cada e-mail é considerado uma conta na Câmara.
Se você tem apenas uma conta na Câmara, entre com ela e siga as instruções na tela para integrá-la ao gov.br.
Se você tem mais de uma conta, você precisará excluir as contas com os e-mails que não deseja manter. Depois, entre com a conta que quer manter e siga as instruções na tela para integrá-la ao gov.br.
Se eu já logar no portal da Câmara (camara.leg.br) com o gov.br, a integração com a conta que eu tinha será automática?
Apenas se o seu e-mail do gov.br for o mesmo usado na sua conta da Câmara.
Se eu já acessei o portal da Câmara (camara.leg.br) fazendo o login com um e-mail, rede social ou Google, ainda preciso mudar para gov.br?
Sim. Você deve entrar com sua conta anterior e seguir as instruções da tela.
O que acontece com minhas contas se eu não as excluir?
Elas serão excluídas automaticamente em janeiro de 2025.
O que acontece com minhas contas se eu não atualizar meu cadastro?
Elas serão excluídas automaticamente em janeiro de 2025.