Se você usa hospital público precisa conhecer o ConecteSUS

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Aplicativo do Ministério da Saúde permite que o usuário tenha acesso à carteira nacional de vacinação digital, às consultas, procedimentos, cirurgias entre outros do paciente.


O Conecte SUS Cidadão é o aplicativo oficial do Ministério da Saúde e a porta de acesso aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) de forma digital. Ele permite que o cidadão acompanhe, na palma da mão, o seu histórico clínico.

O aplicativo Conecte SUS mostra as informações gerais do cidadão, como Carteira Nacional de Vacinação, Certificado Nacional de Covid-19, Cartão Nacional de Saúde, resultados de exames laboratoriais de Covid-19, medicamentos dispensados pelo programa “Farmácia Popular“, além dos registros de doações de sangue e acompanhamento da posição na lista de transplantes.

A área Rede de Saúde permite ao cidadão identificar estabelecimentos de saúde próximos à sua localização, de acordo com o tipo de serviço desejado, além de permitir adicionar aos favoritos os mais relevantes.

Na área de Vacinas é possível acessar o histórico de vacinação, a Carteira Nacional de Vacinação e o Certificado de Vacinação de Covid-19. O histórico conta com informações sobre as vacinas administradas pelo SUS com especificações sobre a data de aplicação, lote, estabelecimento de saúde e código do vacinador.

A página Exames apresenta os resultados de exames laboratoriais para a detecção da Covid-19 realizados por qualquer laboratório no território nacional integrado à Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS).

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Qualquer brasileiro usuário do SUS.

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Obter acesso à plataforma móvel

      Para acessar o Conecte SUS é necessário instalar o aplicativo no seu dispositivo móvel.

      O acesso a alguns conteúdos, como a Rede de Saúde e a validação de QR Code, não é necessário inserir nenhuma informação adicional.

      Para ter acesso a todas as aplicações disponibilizadas pelo Conecte SUS Cidadão, como a Carteira de Vacinação Digital, agendamentos e outras funcionalidades, é necessário entrar com a sua conta Gov.br.

      CANAIS DE PRESTAÇÃO

         Aplicativo móvel:

         Aplicativo móvel:

      Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

      Este é um serviço do Departamento de Informática do SUS (Datasus), do Ministério da Saúde. Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-los. Se você entrou em contato e não conseguiu resolver o seu problema, a Ouvidoria-Geral do SUS pode avaliar o seu caso. Entre em contato por um dos canais de atendimento disponibilizados:

      • Disque Saúde 136
      • Internet 
      • Carta
      • Atendimento presencial

       

      Endereço: Esplanada dos Ministérios – Bloco G  Térreo – Brasília – DF – Edifício Sede – CEP: 10.058-900 – Brasília/DF  

      Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 13h e das 14h às 17h.

      Este é um serviço do(a) Ministério da Saúde. Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

      Informações adicionais ao tempo de validade

      O sistema gera os seguintes documentos:

      • Resultado de Exame Laboratorial Covid-19
      • Certificado Nacional de Vacinação Covid-19
      • Carteira Nacional de Vacinação
      • Cartão do SUS

       

      Os documentos não possuem data de validade e podem ser validado utilizando o código de validação ou QR code dentro do próprio aplicativo ou pelo site https://validacertidao.saude.gov.br/

      Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

      O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:
      · Urbanidade;
      · Respeito;
      · Acessibilidade;
      · Cortesia;
      · Presunção da boa-fé do usuário;
      · Igualdade;
      · Eficiência;
      · Segurança; e
      · Ética.

      Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

      O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.

      Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

      Têm direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.​

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