Samsung registra patente de celular com tela transparente

Um celular com tela transparente pode estar entre os lançamentos futuros da linha Galaxy da Samsung.


 

A tecnologia aparece em uma nova patente da marca, divulgada pelo site LetsGoDigital nesta segunda-feira (7).

Conforme a publicação, a patente foi registrada pela fabricante sul-coreana no Escritório de Patentes e Marcas dos Estados Unidos (USPTO) e no Escritório Mundial de Propriedade Intelectual (WIPO), no dia 27 de agosto, trazendo alguns detalhes a respeito do display translúcido.

O desenho do dispositivo presente no documento aparentemente utiliza uma tela OLED, conhecida pelo alto brilho, menor consumo de energia e tempo de resposta mais rápido. Equipado com um painel de exibição luminoso transparente, ele possibilitaria a exibição dos conteúdos no display, ao mesmo tempo em que permitiria ao usuário ver através do telefone, como mostra a renderização abaixo.

Pela descrição da patente, a tecnologia seria compatível com as telas planas tradicionais e com a tela flexível. Também é mencionada a possibilidade de utilização da inovação em outros dispositivos, incluindo televisores, câmeras, notebooks, monitores e consoles de videogame.

Vantagens e desvantagens

A implantação dessa inovação na tela dos smartphones deve resultar em algumas dificuldades, tanto para fabricantes quanto para usuários. Uma delas seria em relação à localização da bateria, processador, câmera e demais componentes, que não poderiam ficar atrás do display, como nos modelos atuais. Outro problema estaria na capacidade de distinção do olho humano entre o primeiro plano e o fundo, afetando a experiência de uso.

Por outro lado, há a possibilidade do funcionamento como uma tela de dupla face, permitindo usar um app diferente em cada monitor, além de otimizar as funções de realidade aumentada e o registro de fotos.

É importante ressaltar que a simples publicação da patente não significa que a Samsung vai lançar um celular com tela transparente. O registro demonstra apenas um possível interesse da gigante asiática neste tipo de tecnologia.

João Pedro:
Related Post