A Samsung Electronics Co Ltd divulgou na quinta-feira o primeiro smartphone Galaxy S com uma caneta para trabalho na tela chamada S Pen.
Analistas disseram que oferecer uma caneta dentro da série Galaxy S21 pode sinalizar que a gigante da tecnologia sul-coreana irá fundir a linha S com sua outra linha de smartphones premium, o Note, já equipado com uma caneta para anotações. Isso poderia liberar recursos para que a Samsung impulsione sua linha separada de telefones dobráveis de última geração como produtos de massa essenciais, em vez de dispositivos de nicho.
A Samsung também busca conquistar participação de mercado depois que a chinesa Huawei Technologies foi atingida por sanções americanas que restringiram seu fornecimento e prejudicaram as vendas, disseram analistas.
O lançamento antecipado do Galaxy S21 é uma tática provável para capitalizar os problemas da Huawei, disse Sujeong Lim, analista da Counterpoint Research. Novas iterações da Nota normalmente ocorrem na segunda metade do ano.
Lim disse que a Samsung enfrenta intensa competição na categoria high-end de fornecedores chineses em meio à crescente demanda por dispositivos que podem ser usados para trabalho remoto em meio à pandemia de coronavírus, bem como jogos como videogame.
Nos Estados Unidos, o preço do Galaxy S21 começa em $ 799,99, S21 Plus em $ 999,99 e S21 Ultra em $ 1.199,99.
A série estará amplamente disponível a partir de 29 de janeiro através da Samsung.com, operadoras e varejistas online, disse a Samsung.
Com o chip de processamento mais avançado em qualquer dispositivo Galaxy, a S21 é compatível com 5G e projetada para gravar e visualizar vídeos e imagens, bem como trabalho na tela. O topo da gama, o Ultra – a única versão compatível com a caneta S Pen, que deve ser comprada separadamente – possui uma câmera traseira de quatro lentes que permite diferentes ângulos e fotos com zoom.
A Samsung planeja oferecer a caneta com outros dispositivos, disse TM Roh, chefe de negócios de comunicações móveis da Samsung.
O tamanho da tela do S21 padrão é de 6,2 polegadas, com o S21 Plus de 6,7 polegadas e o S21 Ultra de 6,8 polegadas, ideal para assistir vídeos e jogos. Os dois últimos são próximos em tamanho aos ‘phablets’ do Galaxy Note do ano passado – um cruzamento entre um telefone e um tablet.