A Samsung tem sido um dos maiores alvos dos recentes vazamentos da indústria de smartphones.
A empresa já teve sua lineup de dispositivos high-end praticamente vazado por inteiro, sendo a família Galaxy S21 a grande estrela do momento. Mais poderosos e possivelmente mais baratos que seus antecessores, os novos membros da linha Galaxy S prometem trazer uma série de inovações de respeito.
No entanto, a linha de smartphones dobráveis da sul-coreana também tem chamado a atenção, e pode começar a tomar uma posição de maior destaque no portfólio da Samsung. Conforme apontaram os mais recentes rumores, a companhia deve trazer ao mercado três aparelhos dobráveis em 2021, informação essa que acaba de ser reforçada pelo site The Elec.
Citando a empresa de pesquisas UBI Research, o The Elec afirma que veremos o Galaxy Z Fold 3, o Galaxy Z Flip 2 e até mesmo um Galaxy Z Fold Lite no ano que vem, com algumas modificações notáveis.
Mais uma vez é afirmado que teremos um downgrade significativo no display externo da terceira geração do Z Fold, com dimensões inferiores mesmo em comparação ao Galaxy Fold original. Espera-se que o Galaxy Z Fold 3 ofereça um painel de 4 polegadas, contra 4,6 polegadas do Galaxy Fold e 6,23 polegadas do Galaxy Z Fold 2.
Em contrapartida, outras áreas do aparelho devem receber upgrades interessantes. A câmera frontal do painel interno deve enfim ser posicionada abaixo do display, mas sem dúvida o maior destaque é a presença da S-Pen, que tiraria proveito de uma tecnologia de tela mais resistente e reforçaria o suposto fim da linha Galaxy Note.
Também reforçando antigas informações, o Galaxy Z Flip 2 deve seguir o caminho oposto do irmão mais premium e receber um painel externo maior. A sul-coreana substituiria o minúsculo display de 1,1 polegada da primeira geração por um painel mais atrativo de 3 polegadas, chegando mais próximo do que é oferecido no rival Motorola Razr. A novidade também tiraria proveito dos recursos da recém-lançada One UI 3, tornando a experiência geral do Z Flip 2 mais interessante.
Novamente seguindo outros rumores, o The Elec relata que a Samsung deve trazer ao mercado uma proposta mais “acessível” de smartphone dobrável na forma do Galaxy Z Fold Lite. Ainda não há certeza se o aparelho de baixo custo seguirá os moldes da linha Fold ou da família Flip, mas as informações da UBI Research apontam para o primeiro caso.
Aparentemente, o Galaxy Z Fold Lite deve cortar custos em pontos como a tecnologia do painel, que deve abandonar o vidro ultrafino (UTG) da companhia em favor da Poliimida Incolor (CPI), tecnologia similar ao do Galaxy Fold original. No mais, devemos ver algumas características semelhantes ao do Galaxy Z Fold 3, incluindo o tamanho dos paineis interno e externo, que devem ser de 7 e 4 polegadas, respectivamente.