Teclado inovador usa câmera para ler digitação em qualquer superfície.
A Samsung desenvolve uma nova tecnologia que dispensa teclado e permite digitar repousando os dedos sobre qualquer superfície. O projeto SelfieType usa um algoritmo que usa inteligência artificial para rastrear os movimentos do usuário por meio das imagens captadas por uma câmera convencional.
O recurso pode ser utilizado, no futuro, em celulares, tablets e notebooks. A novidade será apresentada na CES 2020, feira de tecnologia prevista para ocorrer entre os dias 7 e 10 de janeiro em Barcelona.
A empresa forneceu poucos detalhes sobre a tecnologia. Por enquanto, o que se sabe é que o software é capaz de ler movimentos dos dedos na superfície e convertê-los ao equivalente a toques em um teclado. Uma imagem de divulgação mostra um celular posicionado na horizontal exibindo um teclado virtual na tela que pode servir para dar feedback ao usuário.
Segundo a Samsung, o SelfieType não requer nenhum tipo de hardware adicional para funcionar, o que significa que eventuais celulares equipados com a funcionalidade não precisariam ter um esquema de câmeras sofisticado como o TrueDepth do iPhone 11 ou o Motion Sense do Pixel 4.
O teclado virtual é parte do C-Lab, uma incubadora que funciona internamente na Samsung para financiar projetos inovadores que podem ou não serem incorporados ao portfólio de produtos da empresa sul-coreana no futuro. Por enquanto, ainda não há previsão de lançamento do recurso em um smartphone da marca.