A Samsung acaba de anuncia a mais nova dupla de notebooks de alto desempenho voltados para usuários que querem o melhor para trabalhar com mobilidade, versatilidade e hardware topo de linha.
Durante o evento desta terça-feira (29) fomos apresentados ao Galaxy Book Flex e Galaxy Book Ion, cada um com seus próprios diferenciais, mas ambos oferecendo a décima geração de processadores Intel Core, autenticação por biometria e tela QLED.
Não é muito difícil imaginar o diferencial do produto pelo seu nome: o Galaxy Book Flex se destaca por oferecer uma dobradiça de 360º onde permite que os usuários utilizem o dispositivo em formato tradicional, em formato de tenda ou também em formato de tablet, onde todo o teclado é levado para as costas do notebook e resta apenas a tela para que o usuário possa navegar.
Um dos principais diferenciais do dispositivo fica para sua tela sensível ao toque e presença da S Pen integrada ao corpo do dispositivo. Dessa forma, quem quiser realizar anotações ou desenhar pode apenas remover a caneta stylus e começar a trabalhar ou passar um tempo livre aproveitando com aquilo que gosta de fazer. A S Pen também conta com as mesmas funcionalidades de gestos que a Samsung apresentou com o Galaxy note 10 há algumas semanas.
O Flex chega em duas variantes: uma com 13,3 polegadas e outra com 15,6 polegadas. Ambos os painéis são de tecnologia QLED e contam com resolução Full HD de 1920x1080p na proporção 16:9, não oferecendo a experiência produtiva de concorrentes da linha Microsoft Surface com tela 4:3.
Em relação ao hardware temos Intel Core de 10º geração para ambos os chipsets, mas o modelo de 13″ chega com gráficos Intel Iris Plus ou Intel UHD Graphics. O modelo com 15″ conta com memória NVIDIA GeForce MX250 com GDDR5 de 2 GB. Ambos os dispositivos têm opções de até 16 GB de RAM LPDDR4x e até 1 TB de SSD NVMe.
Em relação à conectividade temos Wi-Fi 6 Gig+ 802.11 ax e uma porta USB-C (do lado esquerdo), duas portas USB-C Thunderbolt 3 (do lado direito), além de entrada para cartão microSD e para fones de ouvido e microfone.
Já o Ion é um pouco mais simples, só que ainda muito poderoso. Ele também oferece as mesmas opções de tamanho e resolução de tela que outro modelo, mas não oferece a dobradiça em 360º, forçando o usuário a utilizá-lo como um notebook tradicional que apenas abre e fecha até determinado estágio.
Esta variante oferece até 16 GB de memória DDR4 (contra a LPDDR4x do Flex) e até 1 TB de SSD também no padrão NVMe. O modelo de 15″ do Book Ion oferece ainda a possibilidade de expandir o armazenamento via SSD com um slot adicional que não está presente no modelo de 13″.
Quanto às portas de conectividade o Galaxy Book Ion oferece uma porta USB-C com Thunderbolt 3, duas portas USB Tipo-A 3.0, HDMI e entrada para cartão microSD, além de conector para fones de ouvido e microfone.
Mas um dos principais diferenciais destacados durante a apresentação da Samsung fica para a possibilidade de recarregar seus dispositivos com suporte para carregamento sem fio utilizando o trackpad do próprio Galaxy Book Flex e Ion. Basta colocar o acessório ou smartphone com padrão Qi e pronto. Ele funciona com os dispositivos da Samsung como o Galaxy Buds, Watch e celulares da empresa, mas também com outras marcas.
A Samsung afirmou que o Flex e o Ion chegarão ao mercado estadunidense em 2020, mas não revelou detalhes a respeito da previsão de lançamento, preço ou disponibilidade em outros países.