Uma das maiores redes de postos de combustíveis da Croácia, a Tifon, passou a aceitar criptomoedas como meio de pagamento.
A importância disto abrange diversos conceitos.
Primeiro, a implementação de um meio de pagamento não tradicional, diferentemente do dinheiro FIAT e cartões de crédito.
Segundo porque mostra que as criptomoedas estão cada vez mais adentrando ao mundo financeiro digital de pagamentos nas mais diversas vertentes comerciais do mundo.
Por fim, aumenta a divulgação deste meio de pagamento alternativo, além de mostrar que o Governo de certa forma está tendo que aceitar as criptomoedas como meio de pagamento devido à sua aceitabilidade.
Além de pagar por combustíveis, os usuários da rede também poderão comprar demais produtos e pagar por outros serviços na rede de postos.
Para isto, a Tifon formalizou uma parceria com a empresa de pagamentos em criptomoedas PayCek, subsidiária da Electrocoin.
Assim, os 46 postos de combustíveis da Tifon passaram a aceitar as criptomoedas Bitcoin, Ethereum, Stellar, XRP, e EOS como meios de pagamento.
As criptomoedas utilizadas nos pagamentos serão transformadas em dinheiro FIAT no ato da compra, e o valor será repassado automaticamente à rede de postos.
A Tifon declarou que este tipo de serviço poderá oferecer maior comodidade aos usuários, principalmente estrangeiros.
A Croácia não tem se oposto às criptomoedas e vê a sua usabilidade e adoção aumentarem desde 2019.
A Electrocoin é uma das grandes parceiras do país, e em 2019 ajudou no processo de implementação de serviços dos Correios de trocas de dinheiro FIAT em criptomoedas.