Assolado pela crescente pressão regulatória, o bitcoin oscilou em torno de US $ 40.000 na sexta-feira, interrompendo sua tentativa de se recuperar da queda massiva desta semana.
O Bitcoin pouco mudou no dia em $ 40.256 na bolsa Bitstamp. Isso é cerca de 30% acima de sua baixa de quarta-feira, mas abaixo de sua média móvel de 200 dias. O éter de criptomoeda rival também ficou sob pressão, caindo 1%, para US $ 2.745.
O Departamento do Tesouro dos EUA pediu na quinta-feira por novas regras que exigiriam grandes transferências de criptomoedas a serem relatadas à Receita Federal e o Federal Reserve sinalizou os riscos que as criptomoedas representam para a estabilidade financeira.
Esses avisos vieram depois que os órgãos do setor financeiro chinês proibiram o uso de criptomoedas em pagamentos e liquidações no início da semana.
“Os nervos continuaram intensificados e não consigo ver a liquidez sendo mais profunda aos sábados e domingos do que de segunda a sexta-feira, especialmente depois da semana passada”, disse Jeffrey Halley, analista de mercado sênior da OANDA.
“O risco da manchete de fim de semana pode levar a outra explosão de destruição de riqueza para os guerreiros de fim de semana.”
Os mercados de Bitcoin operam 24 horas por dia, 7 dias por semana, preparando o cenário para oscilações de preços em horários imprevisíveis, com o varejo e os day traders conduzindo essas mudanças.
O descarregamento no mundo criptográfico coincidiu com um aumento no ouro, que atingiu máximas de 4-1 / 2 meses e está a caminho de três semanas consecutivas de ganhos, subindo 1,8% até agora nesta semana.
Uma narrativa de bitcoin se tornando “ouro digital” ganhou força no início deste ano, com o JPMorgan dizendo em janeiro que o bitcoin surgiu como rival do ouro.
Mas o Société Générale questionou a comparação na quinta-feira: “O Bitcoin claramente ‘ofuscou’ o ouro tanto para o lado positivo quanto para o negativo. Mas com essa lacuna na volatilidade e amplitude, faz sentido comparar os dois ativos? “
O éter caiu 24% na semana e o bitcoin caiu 15%.
A liquidação também se espalhou para os mercados de ações na quarta-feira, mais ainda em empresas com alta exposição a criptomoedas, como a Coinbase (COIN.O) . A Coinbase caiu 10% esta semana.
“Para ativos como criptografia e ações, o denominador comum subjacente são as políticas do banco central muito frouxas em todo o mundo e isso combinado com a exuberância da tomada de risco foi filtrado para os mercados de criptografia”, disse Edward J. Perkin, diretor de investimentos em ações da Eaton Vance.