A maioria dos usuários sociais fica informada via WhatsApp, Facebook Twitter e Instagram. A notícia se espalha com mais rapidez do que o jornal da TV.
Uma pesquisa sobre usuários de redes sociais dos EUA descobriu que mais pessoas estão acompanhando o Twitter, YouTube e até Tumblr para saber das últimas notícias.
Pegando o Twitter, por exemplo, – que tem mais acesso nos EUA do que no Brasil – em 2013, 52% de usuários do Twitter disseram estar acompanhando as notícias pela rede social. Hoje, em 2017, esse número chegou em 74% de usuários.
Mas não é apenas o Twitter.
Mais pessoas no YouTube – uma plataforma que não é necessariamente conhecida pelo conteúdo de notícias – também estão se voltando para o site para novidades. Em 2013, 20% disseram que acompanham as notícias pelo Youtube. Já em 2017, esse número aumentou para 32%.
E a busca de notícias entre os usuários da Snapchat também aumentou 12 pontos percentuais entre 2016 e 2017.
Ao separar os dados de junho de 2017, que analisou as plataformas sociais que os usuários dos EUA acessaram na semana passada, descobrimos que, de longe, a maior proporção de entrevistados – 85% – acompanhavam as notícias acessadas via Facebook.
Já no Brasil, o maior responsável por espalhar notícias é o WhatsApp, disparado. Em questão de segundos, grupos e amigos distribuem as últimas novidades, fococas, escândalos e vídeos sobre o que acontece no mundo naquele minuto.