Índice
O navegador Google Chrome recebe constantes atualizações no software, trazendo diferentes recursos e ferramentas que facilitem o uso pelos usuários.
Antes dessa versão final, cada recurso passa por diferentes fases de testes. Nesse caso, é utilizada uma outra versão do navegador, mais instável: o Chrome Canary. Você sabe a diferença entre essas duas versões do Chrome? Saiba mais a seguir.
Google Chrome Canary: o que é?
O Chrome Canary é uma versão experimental do navegador, voltada para testes. O Chrome trabalha com quatro canais de lançamento: stable (“estável”, em tradução livre), Beta, Dev e Canary. A versão estável é a disponibilizada para uso geral, enquanto o Canary é utilizado para os primeiros testes de novas funções. Ou seja: quando uma função aparece na versão Canary, ela ainda precisa passar por mais outros dois canais de lançamento até que, finalmente, chegue à versão final.
Isso acontece para evitar bugs e outros tipos de erros. O Canary pode ser baixado e usado no Android, macOS e Windows, mas a navegação não é recomendada por tratar-se de uma versão instável. O software é atualizado diariamente e, nesse processo, alguns recursos podem desaparecer entre um dia e outro. É comum que, durante a navegação pelo Canary, o navegador encerre inesperadamente e alguns trabalhos sejam perdidos.
A própria empresa recomenda o uso do Canary apenas para testes, por tratar-se de uma “versão futura do Chrome”. A intenção é manter a maior parte dos usuários no canal estável e um número limitado de desenvolvedores e testadores nos canais Beta e Dev. Se você quer ter acesso antecipado a novidades enquanto usa o Chrome diariamente, uma opção é baixar a versão Beta (Android | iOS | Linux | macOS | Windows)
Chrome Canary: principais funções
Caso você não seja um desenvolvedor que utilize o Canary para testes, o navegador é recomendável apenas para conhecer novas funções. Através do chrome://flags, espaço de recursos experimentais, os usuários conseguem encontrar e habilitar novas funcionalidades para o Chrome, antes de serem disponibilizadas na versão estável.
No entanto, novamente é importante ressaltar que essa versão é instável, e essas funcionalidades podem gerar bugs ou problemas com segurança e privacidade. Nessas situações, ao testar esses recursos experimentais, não é recomendável fornecer muitos dados pessoais ou usá-lo com frequência no cotidiano.
Google Chrome e Chrome Canary: diferenças
A principal diferença entre as versões é a estabilidade do navegador. Enquanto o Canary reúne diversos recursos experimentais, ainda precisa que todas essas funcionalidades passem por testes e correções até a versão final. O Chrome estável, a versão amplamente disponibilizada para download, só passará a incluir as novidades após um extenso período de reparos.
Outra diferença consiste no intervalo entre atualizações. O Canary, primeira etapa dos canais de lançamento, é atualizado a cada noite. O ciclo de atualizações da versão estável, passando por todos os outros canais estáveis, leva entre quatro a seis semanas.