Inspeção urgente ocorre depois que o órgão regulador da aviação dos EUA ordena que as companhias aéreas verifiquem as frotas do 737NG.
A Qantas está errando por precaução e verificando 33 de sua frota Boeing 737 depois que rachaduras foram encontradas em um avião.
A Qantas está checando rapidamente mais de 30 aeronaves Boeing 737 depois que o crack foi descoberto em um avião durante uma verificação de manutenção.
No início deste ano, a Administração Federal de Aviação dos EUA ordenou que as companhias aéreas verificassem qualquer 737 que tivesse completado 30.000 vôos em busca de rachaduras.
O avião da Qantas envolvido havia completado menos de 30.000 ciclos.
“Nenhum dos 737 da Qantas atingiu a marca de 30.000 ciclos. No entanto, com muita cautela, teremos inspecionado 33 aeronaves com mais de 22.600 ciclos até o final da semana, em vez dos sete meses necessários ”, disse a transportadora ao ABC na quinta-feira.
“A Qantas nunca operaria uma aeronave, a menos que fosse completamente seguro fazê-lo.
“A análise detalhada da Boeing mostra que, mesmo quando há uma rachadura, ela não compromete imediatamente a segurança da aeronave, conforme indicado pelo prazo estabelecido pelos reguladores para realizar as verificações”.
O problema veio à tona depois que a Boeing disse que havia encontrado rachaduras em uma parte do 737NG (o modelo anterior ao 737 Max ) chamado de “garfo de picles” em jatos sendo revisados na China.
Quase 5% das 810 inspeções realizadas posteriormente encontraram rachaduras na peça, que prende a fuselagem do avião à asa.