Intel anuncia série H de 11ª geração para notebooks com Core i9 que promete ser o mais rápido do mundo em games
A Intel anunciou novos processadores de série H para a 11ª geração voltados para notebooks gamer e de alta performance. O principal lançamento da linha é o Core i9 11980HK, um octa-core com 16 linhas de execução (threads), turbo de até 5 GHz e promessa de ser a CPU gamer mais rápida do mundo para jogos em notebooks. Os chips trazem a nova microarquitetura Willow Cove e têm processo de fabricação em 10 nm, sendo o primeiro do tipo com suporte a overclock.
Segundo a Intel, os ganhos são de até 26% em performance ao rodar games como Grid, War Thunder, Hitman 3 e Rainbow Six Siege (R6) quando comparado ao Core i9 top de linha da geração passada. Quanto à disponibilidade, a expectativa é de que os processadores apareçam em notebooks de várias marcas nos próximos meses.
Diferente dos processadores Intel de 11ª geração revelados na CES 2021, destinados a ultraportáteis – e, portanto, focados em entregar maior eficiência energética –, as opções da série H apostam em performance elevada, mais núcleos e mais tecnologias. O Core i9 11980HK, por exemplo, oferece a possibilidade de overclock.
Usando o top de linha como base, a Intel promete alguns ganhos expressivos de performance. De acordo com testes da marca, a nova unidade é até 21% mais rápida do que o Core i9 10980HK da geração passada ao rodar War Thunder, 15% em Hitman 3 e 26% melhor em Grid.
Nova geração de processadores Intel® Core i ganham versão de série H voltada para maior desempenho — Foto: Divulgação/Intel
Também há comparações internas da Intel com produtos da AMD. Contra o Ryzen 9 5900HS, o Core i9 11980HK garante 12% mais performance em Troy: A Total War Saga Siege, 4% em Far Cry New Dawn e 3% em Grid. Em games como Hitman 3, a Intel ficou 1% atrás, enquanto em War Thunder o processador da AMD venceu por 2%.
Uma novidade interessante do chip é o suporte aos padrões mais recentes Wi-Fi 6 e Wi-Fi 6E – esse último ainda indisponível no Brasil –, além de Thunderbolt 4.0. Outro ponto de destaque é a promessa de maiores velocidades de leitura e escrita com SSDs compatíveis, além de recursos voltados para entregar maior desempenho do processador em si, seja via overclock ou turbo.
Além de maior performance em games, a Intel promete também ganhos de desempenho para quem precisa de um processador parrudo para dar conta de aplicações pesadas, como editores de vídeo, imagem e de modelagem em 3D. Comparando com o Ryzen, a Intel fala em 18% mais velocidade em workflows usando softwares da Adobe, 24% no processamento de imagens no Photoshop e 24% mais desempenho no pacote Office da Microsoft.