70% do engajamento de marca social no Facebook está acontecendo nas páginas locais.
A maior parte do comércio acontece offline. Além dos cerca de 90% dos gastos de varejo que ocorrem nas lojas, o comércio off-line inclui trilhões de serviços que representam a maior parte do PIB do Brasil.
Em paralelo, a maioria dos consumidores usa mídia digital (ou seja, avaliações, pesquisa, social) para interagir com marcas e outros indivíduos, e essas interações influenciam essas decisões de compra off-line.
Marketing social localizado
No entanto, quando se trata de mídia social, muitos varejistas e marcas ainda têm uma abordagem de “tamanho único”. Um novo relatório da plataforma de mídia social e gerenciamento de reputação SOCi defende a estratégia de duas vias que inclui o “Marketing Social localizado”.
A empresa define isso como “esforços de marketing focados na criação de uma presença local para um negócio, alavancando canais de comunicação orientados localmente para alcançar as comunidades locais específicas que ele atende”. Isso inclui marketing de mídia social, gerenciamento de resenhas, publicidade social e outros canais de engajamento. ”
Concentre-se no Facebook
O relatório se concentra em particular no Facebook e nas páginas locais do Facebook. Isso é em parte porque a rede tem mais de 25 vezes a atividade e o engajamento de outros canais de mídia social de acordo com o SOCi. Também é o número dois em volume de comentários depois do Google. (O Facebook está substituindo avaliações e avaliações de estrelas por Recomendações do Facebook.)
O relatório defende uma abordagem dupla que utiliza páginas nacionais e de localização para marcas com vários locais.
E os dados do Facebook citados no relatório mostram que essa estratégia está ganhando força, com a plataforma registrando um crescimento de 1.900% nas páginas de negócios de localização nos últimos seis anos.
Maior envolvimento da marca nas Páginas de localização. Uma das principais descobertas do relatório, com base nos dados internos de clientes do SOCi, é que “mais de 70% do engajamento da marca em redes sociais está acontecendo nas Páginas de localização”.
Ele diz que as páginas do Facebook têm quase duas vezes as impressões das Páginas de marca e aproximadamente três quatro vezes do envolvimento do usuário.
O relatório defende uma abordagem dupla que utiliza páginas nacionais e de localização para marcas com vários locais. E os dados do Facebook citados no relatório mostram que essa estratégia está ganhando força, com a plataforma registrando um crescimento de 1.900% nas páginas de negócios de localização nos últimos seis anos.
Maior envolvimento da marca nas Páginas de localização. Uma das principais descobertas do relatório, com base nos dados internos de clientes do SOCi, é que “mais de 70% do engajamento da marca em redes sociais está acontecendo nas Páginas de localização”.
Ele diz que as páginas do Facebook têm quase duas vezes as impressões das Páginas de marca e aproximadamente três quatro vezes do envolvimento do usuário.
A empresa também identificou as verticais fazendo o melhor trabalho do Marketing Social Localizado:
- Imobiliária
- Agência (não definida)
- Varejo
- Comida & Bebida
- Médico
- Saúde, Fitness e Cuidados Pessoais
- Hospitalidade
- Construção
- Serviços prestados às empresas
- Finança
Além das métricas de engajamento acima, os motivos para as marcas criarem e desenvolverem páginas do Facebook locais são:
- Se eles não fizerem isso, os consumidores vão.
- A maioria das resenhas acontecerá nas páginas do local.
- As perguntas locais precisam de respostas locais e os gerentes locais estão em melhor posição para responder do que os escritórios corporativos, na maioria dos casos.
Por que você deveria se importar. Marca e localização As páginas desempenham papéis complementares. As páginas nacionais ajudam a construir ou transmitir a imagem da marca e podem comunicar a voz da marca e das mensagens corporativas.
As Páginas de localização são mais relevantes para os clientes locais e podem oferecer conhecimento local com uma voz mais autêntica. Elas também podem oferecer promoções locais e responder a perguntas ou reclamações de clientes locais. E, conforme indicado, as Páginas de localização são melhores para captar engajamento, conversas e resenhas.