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A indústria de viagens e turismo espera uma recuperação muito mais rápida do que outros segmentos de mercado. Há duas razões para isso: primeiro, há uma demanda psicológica por viagens e férias após um longo período de bloqueio.
No início de 2020, a administração do Airbnb anunciou que, para lidar com a desaceleração do crescimento nas vendas, ela queria reduzir as atividades auxiliares e se concentrar na força central da empresa de aluguel de curto prazo e médio prazo. Isso foi pouco antes do COVID-19 interromper a indústria de viagens e lazer.
Contra um cenário tão desolador, foi uma surpresa quando o CEO da empresa, Brian Chesky, anunciou que a empresa de aluguel de temporada online iria abrir o capital em dezembro de 2020 – e fez exatamente isso em 10 de dezembro.
As ações foram originalmente cotadas entre US $ 45-US $ 50 (£ 34- £ 38) por ação. Isso subiu para US $ 55-US $ 60 no dia anterior à listagem. Na época da listagem, o preço final da ação era de US $ 68. A oferta pública inicial (IPO) deve trazer dinheiro novo para o negócio de até US $ 3 bilhões e, se bem-sucedida, aumentará o valor do Airbnb para cerca de US $ 42 bilhões .
De acordo com detalhes apresentados pela Airbnb junto à Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos , o plano é que a empresa levante capital adicional para financiar o crescimento futuro.
Normalmente, as empresas preferem lançar IPOs durante uma fase de crescimento econômico sustentado para obter vantagem da confiança no mercado. Eles evitam IPOs durante crises econômicas e eventos catastróficos: como a Primeira e a Segunda Guerra Mundial, a grande recessão ou uma pandemia. Seguindo os padrões tradicionais de prática de finanças corporativas, a decisão do Airbnb de abrir o capital foi nada menos do que inconformista. E seu tempo atraiu uma atenção extraordinária.
Decisão de IPO da Airbnb em um mar de escuridão de negócios
Mas o Airbnb tinha algumas vantagens estratégicas, a primeira sendo seu modelo de negócios baseado em tecnologia. Ao contrário de outros negócios de lazer e férias – como hotéis e companhias aéreas – o Airbnb não precisa gastar grandes quantias de dinheiro com os custos associados à manutenção de seus ativos fixos. Em vez disso, o Airbnb pode passar com sucesso o risco de tais obrigações de pagamento rígidas para seus “anfitriões” – os proprietários. Em seguida, ela retém as partes lucrativas do negócio para si mesma com agilidade suficiente para enfrentar interrupções sistemáticas como a Covid-19.
A segunda vantagem da empresa é que ela se tornou um nome bem conhecido no mundo das viagens, construindo uma marca forte e uma base de clientes leais. Se compararmos as vendas nos primeiros nove meses do ano para 2019 e 2020, todos sofreram uma queda, mas a queda foi menor (em termos percentuais) para o Airbnb entre todos os seus rivais próximos, como booking.com e Expedia.
Além de seu status competitivo, as mudanças constantes do mercado também criaram confiança para o IPO do Airbnb. No final de 2020, os mercados em todo o mundo começaram a se recuperar. Destinos turísticos no Sudeste Asiático, África e América Latina reabriram para negócios , com o anúncio das vacinas para COVID-19 . Isso reforçou a confiança e a esperança de um retorno do “business as usual” e se refletiu no aumento imediato da valorização das ações no setor de viagens. As ações da Easyjet e Jet2 subiram mais de 40%.
O Airbnb também conseguiu acalmar seus críticos e evitar agravar os reguladores habitacionais locais. No entanto, as reações regulatórias locais adversas não são específicas do Airbnb. Amazon, Facebook e Uber têm suas próprias histórias. Dado o poder de barganha combinado dos gigantes do Vale do Silício, as chances de qualquer mudança regulatória sistemática em todo o mundo acontecer em um futuro próximo são limitadas.
COVID-19 e Airbnb
A indústria de viagens e lazer no Reino Unido foram as principais vítimas da pandemia. Companhias aéreas, hotéis e casas de férias viram seus fluxos de receita serem interrompidos quase da noite para o dia. A indústria de viagens já havia se despedido da STA Travel , agência de voos baratos. As últimas estatísticas de viagens no Reino Unido indicam que o efeito da pandemia na indústria de viagens pode resultar em mais colapsos de negócios. A Organização Mundial do Turismo das Nações Unidas (OMT) estima que o setor de viagens e turismo perdeu receitas de exportação da ordem de US $ 910 bilhões a US $ 1,2 trilhão.
Como o Airbnb possibilitou o consumo ponto a ponto de acomodações ou experiências de viagens , também sofreu sua cota justa de estresse financeiro. Em maio de 2020, decidiu demitir 1.900 pessoas de seus empregos – quase um quarto de sua força de trabalho e sua avaliação de mercado caiu de US $ 31 bilhões em 2017 para US $ 18 bilhões em abril de 2020. Mas com um valor de mercado que atingiu US $ 60 bilhões , minutos após o início das negociações em 10 de dezembro, parece que ele está pronto para um rápido crescimento.
Esperança de “normal”
A indústria de viagens e turismo espera uma recuperação muito mais rápida do que outros segmentos de mercado. Há duas razões para isso: primeiro, há uma demanda psicológica por viagens e férias após um longo período de bloqueio.
Em segundo lugar, a disponibilidade de dinheiro. Parte significativa da população ocupada economizou grande parte de sua renda ao não gastar com deslocamento e lazer.
O IPO da Airbnb parece estar corajosamente posicionado bem no início esperado da recuperação na Europa e a melhoria das condições do mercado encorajou o preço de emissão de ações de última hora.
Esse IPO de sucesso trouxe o caixa necessário para alimentar seu crescimento implacável, mas, mais do que isso, comprovou a qualidade de sua liderança estratégica. Ele também estabeleceu sua posição dominante no negócio de viagens e lazer online nos próximos anos, aumentando ainda mais sua vantagem competitiva. Claro, devemos lembrar que essas são apenas previsões e só o tempo dirá.
Para os mercados em geral, este IPO é um movimento divisor de águas que significa a transformação para uma recuperação econômica baseada na esperança de um retorno à vida “normal”.