Índice
O tempo que o brasileiro dedica assistindo a vídeos só aumenta desde 2014 e os números mostram que a audiência do YouTube só tem crescido nas últimas temporadas.
A pesquisa Video Viewers, entre outros aspectos, mostra também que 9 em cada 10 pessoas usam o streaming da Google para estudar.
O levantamento anual mostra que em 4 anos o consumo online de vídeos cresceu 135%, enquanto a TV teve alta de apenas 13%. O estudo aponta que 80% procura por conteúdo que a TV não oferece. Cerca de 88% dos que veem somente a programação tradicional estão na classe C e têm média de idade de 38,8 anos.
E onde as pessoas costumam ver o material audiovisual na web? A grande maioria, 75%, usa smartphones. As smart TVs também estão entre os dispositivos mais utilizados e seu uso cresceu bastante no ano passado.
Em busca de conhecimento
Já faz um tempinho que vídeos online têm sido fonte de aprendizado de muita gente por aí e a mais recente pesquisa Video Viewers mostra mais algumas particularidades: 93% dos entrevistados usam o YouTube para saber como fazer pequenos reparos em casa; 87% buscam novas habilidades profissionais e 73% gostam de conferir dicas de esportes e fitness.
Abaixo estão alguns dos canais que têm se tornado cada vez mais relevantes para a organização de estudos:
- Matemática Rio: estudos e aulas de matemática com foco no vestibular e concursos.
- English in Brazil: dicas sobre pronúncia, gramática, vocabulário, viagem, curiosidades e bate-papos com convidados sobre a língua inglesa.
- Física total: vídeoaulas para descomplicar o mundo da física, para os alunos que se preparam para o vestibular.
- Dez de História: tudo sobre história com foco no vestibular, apresentado pelo professor Victor Rysovas.