Parou de usar Netflix há mais de 2 anos? Veja o que acontece com a sua assinatura

Se você não usar sua conta há dois anos, o gigante do streaming deixará de cobrar. Imagine isso.


O imperativo comum de qualquer serviço de assinatura é extrair um pagamento mensal de você a partir de agora até o apocalipse. É assim que funciona o jogo. É por isso que existem colunas de serviços e conselhos dedicadas a ajudá-lo a cancelar. O modelo de negócios recebe assistência da natureza humana. A inércia é um monstro; basta perguntar aos 1,5 milhão de pessoas que em 2018 ainda pagavam pela conexão discada da America Online.

E há a Netflix, que nesta semana deu o passo radicalmente sensato de oferecer o cancelamento da sua assinatura, se você não a utiliza há algum tempo.

Em um blog corporativo publicado na quinta-feira, Eddy Wu, da Netflix, apresentou o novo plano da empresa, que parece ser algum tipo de armadilha, mas não é. Se você não assistir a nada no Netflix por um ano após a inscrição, a empresa enviará um e-mail perguntando se você deseja manter sua associação. 

Você também receberá uma mensagem se passar dois anos sem assistir a nada no Netflix a qualquer momento. Se você escrever de volta para dizer: “Sim, por favor, continue me cobrando por todas essas temporadas de Riverdale que estou ignorando”, nada muda. Se você pedir para cancelar ou não responder, a Netflix interrompe automaticamente a cobrança. Mude de idéia dentro de 10 meses e você poderá retornar ao serviço com todas as suas configurações intactas, exatamente como as deixou quando desativadas.

Você pode discutir com os detalhes. Dois anos é muito longo, especialmente porque o plano padrão da Netflix custa US $ 13 por mês. Isso significa US $ 312 mais impostos. A Netflix ainda está deixando você acender o fogo. Em alguns casos, o cartão de crédito vinculado à sua conta expirará antes de você completar dois anos, tornando este exercício discutível. E enquanto você pode não estar assistindo a nada, os freeloaders sempre podem reiniciar seu relógio . Pela própria estimativa da Netflix, seu empurrão se aplicará apenas a metade de um por cento de seus usuários – algumas centenas de milhares de pessoas – o que indica que eles têm espaço para apertá-lo um pouco.

Essas nem são reclamações, na verdade. Notificações mais frequentes seriam irritantes. Além disso, a Netflix não é sua mãe. Isso não lhe deve isso. Mas está fazendo assim mesmo! O mesmo vale para todos os outros serviços de assinatura, onde isso faz sentido. (Sim, mesmo as revistas surpreendentemente acessíveis, como a WIRED , embora os escritores não tenham voz nesse sentido.)

O avental azul não sabe se você está realmente cozinhando essa tilápia. O FabFitFun não pode ver como você se tornou fabuloso, apto ou divertido. Mas o Spotify sabe quando você está ouvindo. Hulu sabe o que você está assistindo. A Marvel sabe quando você está folheando novos quadrinhos.

A Amazon sabe a última vez que lhe enviou algo e se você fez o upload do Upload . Os serviços de assinatura digital sabem exatamente quanto você está obtendo deles. Se a resposta for “nada”, eles devem absolutamente lhe dar um toque no ombro e apontá-lo para a porta. A escolha de ficar ainda é sua! Mas pelo menos as empresas podem lembrá-lo de que a escolha existe em primeiro lugar. Não é que você não tenha outras opções – incluindo muitas que não cobram nada em primeiro lugar .

Há uma pequena advertência aqui, que é que os serviços que os avós pagam para usuários antigos podem usar cancelamentos automáticos como uma maneira de fazê-los se inscrever novamente em planos mais caros. (Isso não se aplica à Netflix, que aumenta os preços universalmente.) Mas esse é um caso extremo entre casos extremos, que levaria anos para acontecer, se for o caso. O bem maior exige uma abordagem Netflix.

É isso aí. Esse é o pedido. Não continue cobrando das pessoas por algo que elas não estão usando.

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