Se você não usar sua conta há dois anos, o gigante do streaming deixará de cobrar. Imagine isso.
O imperativo comum de qualquer serviço de assinatura é extrair um pagamento mensal de você a partir de agora até o apocalipse. É assim que funciona o jogo. É por isso que existem colunas de serviços e conselhos dedicadas a ajudá-lo a cancelar. O modelo de negócios recebe assistência da natureza humana. A inércia é um monstro; basta perguntar aos 1,5 milhão de pessoas que em 2018 ainda pagavam pela conexão discada da America Online.
E há a Netflix, que nesta semana deu o passo radicalmente sensato de oferecer o cancelamento da sua assinatura, se você não a utiliza há algum tempo.
Em um blog corporativo publicado na quinta-feira, Eddy Wu, da Netflix, apresentou o novo plano da empresa, que parece ser algum tipo de armadilha, mas não é. Se você não assistir a nada no Netflix por um ano após a inscrição, a empresa enviará um e-mail perguntando se você deseja manter sua associação.
Você também receberá uma mensagem se passar dois anos sem assistir a nada no Netflix a qualquer momento. Se você escrever de volta para dizer: “Sim, por favor, continue me cobrando por todas essas temporadas de Riverdale que estou ignorando”, nada muda. Se você pedir para cancelar ou não responder, a Netflix interrompe automaticamente a cobrança. Mude de idéia dentro de 10 meses e você poderá retornar ao serviço com todas as suas configurações intactas, exatamente como as deixou quando desativadas.
Essas nem são reclamações, na verdade. Notificações mais frequentes seriam irritantes. Além disso, a Netflix não é sua mãe. Isso não lhe deve isso. Mas está fazendo assim mesmo! O mesmo vale para todos os outros serviços de assinatura, onde isso faz sentido. (Sim, mesmo as revistas surpreendentemente acessíveis, como a WIRED , embora os escritores não tenham voz nesse sentido.)
O avental azul não sabe se você está realmente cozinhando essa tilápia. O FabFitFun não pode ver como você se tornou fabuloso, apto ou divertido. Mas o Spotify sabe quando você está ouvindo. Hulu sabe o que você está assistindo. A Marvel sabe quando você está folheando novos quadrinhos.
A Amazon sabe a última vez que lhe enviou algo e se você fez o upload do Upload . Os serviços de assinatura digital sabem exatamente quanto você está obtendo deles. Se a resposta for “nada”, eles devem absolutamente lhe dar um toque no ombro e apontá-lo para a porta. A escolha de ficar ainda é sua! Mas pelo menos as empresas podem lembrá-lo de que a escolha existe em primeiro lugar. Não é que você não tenha outras opções – incluindo muitas que não cobram nada em primeiro lugar .
Há uma pequena advertência aqui, que é que os serviços que os avós pagam para usuários antigos podem usar cancelamentos automáticos como uma maneira de fazê-los se inscrever novamente em planos mais caros. (Isso não se aplica à Netflix, que aumenta os preços universalmente.) Mas esse é um caso extremo entre casos extremos, que levaria anos para acontecer, se for o caso. O bem maior exige uma abordagem Netflix.
É isso aí. Esse é o pedido. Não continue cobrando das pessoas por algo que elas não estão usando.