Enquanto por cá ainda se vai tentando fazer com que os consumidores utilizem QR Codes para pagamentos, na China já se dá o passo seguinte, simplificando o processo de pagar com reconhecimento facial.
Os sistemas de pagamento wireless têm simplificado os pagamentos de baixo valor, bastando tocar com um cartão, smartphone ou smartwatch no terminal de pagamento. Mas o método ideal de pagamento seria um que nem sequer obrigasse o consumidor a ter qualquer cartão ou pegar em qualquer dispositivo electrónico. É precisamente isso que já está a acontecer na China.
Depois da proliferação dos QR Codes para este efeito, os novos sistemas de pagamento na China estão a apostar no reconhecimento facial. Com eles, caso os consumidores assim o pretendam, no momento de pagarem a conta bastará chegarem perto do terminal de pagamento, confirmarem o valor e sorrirem para a câmara – e pronto, já está! O sistema é tão fácil de utilizar que se espera que seja adoptado até por pessoas que nem sequer considerariam usar smartphones ou QR Codes para fazer pagamentos.
Por outro lado, tratando-se de uma confirmação biométrica, surgem imediatamente as preocupações sobre todos estes dados não poderão ser abusados para outros fins; ainda mais quando se sabe que a China já muito tem investido na vigilância e reconhecimento facial. Mas a verdade é que esses dados já estarão a ser recolhidos, com ou sem a autorização dos cidadãos… e sendo esse o caso, ao menos que se possa dar-lhe uso para simplificar a vida no dia a dia.