Os planos de criptomoeda do Facebook podem ser mais ambiciosos do que pensávamos

O Facebook está construindo algo relacionado a criptomoedas – isso nós já sabemos. E suas intenções?


Mas um novo relatório do Wall Street Journal afirma que o Facebook está conversando com gigantes financeiros a fim de lançar um sistema de pagamento baseado em criptografia que poderia transformar o espaço global de pagamentos em sua cabeça. 

A ideia básica ainda é praticamente a mesma que ouvimos em relatórios de dezembro de 2018 e fevereiro deste ano – uma rede de pagamento baseada em criptografia e uma stablecoin acompanhante (uma criptomoeda ligada ao valor de um ativo tradicional, como o dólar dos EUA), isso permitiria que os usuários do Facebook enviassem e recebessem dinheiro. 

Mas o WSJ afirma, citando fontes familiarizadas com o assunto, que o Facebook está procurando expandir sua moeda além do Facebook e que outras empresas de comércio eletrônico o aceitam. Além disso, o Facebook quer transformar sua oferta de criptografia em uma espécie de identidade digital, que permitiria aos usuários pagar com moedas do Facebook em sites de terceiros, semelhante a como você pode agora usar o Facebook para entrar em outros sites. Com uma base de usuários de 2,32 bilhões de usuários ativos mensais, o Facebook certamente tem a vantagem de tornar sua oferta atraente para os varejistas on-line. 

Uma das vantagens de fazer tudo isso com criptomoeda é a possibilidade de eliminar várias taxas associadas ao processamento de pagamentos. O Facebook está falando com Visa e Mastercard sobre o projeto, o que é um tanto estranho, já que essas empresas são as que se beneficiam das taxas mencionadas acima. 

a empresa também pode estar usando este produto para vincular compras on-line a anúncios; por exemplo, se um usuário clicar em um anúncio e comprar um produto usando moedas do Facebook, o varejista poderá usar esses tokens para pagar por mais anúncios (presumivelmente com desconto), afirma o relatório. 

O Facebook também pode começar a recompensar os usuários com moedas criptografadas pela visualização de anúncios (o navegador Brave foi um dos primeiros a implementar esse conceito) ou entregá-los como pontos de fidelidade para interagir com o conteúdo ou fazer compras em sua plataforma. Se essa idéia passar, o velho rumor sobre o Facebook começar a cobrar os usuários pelo seu serviço pode acabar sendo o oposto da verdade – talvez, no futuro, o Facebook realmente comece a pagar aos usuários para usar (alguns de) seus serviços.

Sempre que alguém pergunta oficialmente, o Facebook reitera seu antigo mantra : está explorando muitas aplicações diferentes da tecnologia blockchain. Mas à medida que mais detalhes sobre seu projeto de criptografia emergem, ele está começando a parecer uma das ideias mais ambiciosas do Facebook até hoje – e que pode finalmente trazer a criptocorrência para o mainstream. 

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