Twitter Inc suspendeu várias contas esta semana que foram configuradas para compartilhar declarações de uma nova parte do site do ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump, dizendo que eles quebraram suas regras contra evasão do banimento de conta.
Trump foi banido do Twitter, onde tinha mais de 88 milhões de seguidores, e de várias outras plataformas de mídia social após o cerco mortal de 6 de janeiro ao Capitólio dos Estados Unidos por seus apoiadores.
Na terça-feira, uma página foi adicionada ao site de Trump, apelidada de “Da Mesa de Donald J. Trump”, onde ele posta mensagens que podem ser compartilhadas por seu público no Twitter e no Facebook.
“Conforme declarado em nossa política de evasão de proibição, tomaremos medidas coercitivas em contas cuja aparente intenção seja substituir ou promover conteúdo afiliado a uma conta suspensa”, disse um porta-voz do Twitter em um comunicado.
Um representante da Trump disse que não teve nada a ver com as contas suspensas, que incluíam @DJTDesk, @DJTrumpDesk, @DeskofDJT e @ DeskOfTrump1.
O Twitter, que disse que seu banimento de Trump é permanente, mesmo que ele concorra a um cargo novamente, disse que os usuários podem compartilhar conteúdo da página de Trump, desde que não entre em conflito com as regras de evasão de proibição.
Na quarta-feira, o conselho de supervisão do Facebook Inc manteve a suspensão de Trump pelo Facebook, mas disse que a empresa não deveria tê-la tornado indefinida. O conselho deu ao Facebook seis meses para decidir uma resposta proporcional.
Trump planeja lançar sua própria plataforma de mídia social, disse um consultor.