O Snapchat é mais popular do que nunca e isso é uma boa notícia para o aplicativo.
A empresa divulgou seus resultados do segundo trimestre de 2019, revelando que o crescimento dos usuários está novamente em ascensão.
Os usuários ativos diários (DAUs) do Snapchat, uma das métricas mais observadas do aplicativo, cresceram para 203 milhões, acima dos 190 milhões do último trimestre.
Essa é uma nova alta para o aplicativo, e os maiores ganhos feitos desde 2016.
Também é significativamente maior do que as expectativas dos analistas de Wall Street, a maioria dos quais estimou que o aplicativo adicionaria cerca de 2 milhões de novos usuários.
A empresa também superou as expectativas em receita, registrando US $ 388 milhões, um aumento de 48% em relação ao ano passado.
Mas o mais importante é o crescimento de usuários do Snap, que ficou parado por quase um ano após um redesenho desastroso e crescente pressão do Instagram.
A adição de 13 milhões de novos usuários mostra que a empresa finalmente conseguiu reverter essa tendência.
Grande parte desse crescimento veio de países fora da América do Norte e da Europa, que tradicionalmente são os maiores mercados do Snapchat.
O executivo-chefe do Snap, Evan Spiegel, creditou o muito falado projeto de redesenho de aplicativos para Android do Snapchat, que começou a ser lançado no início deste ano, como um fator-chave.
“Estamos vendo resultados positivos imediatos após o lançamento de nosso novo aplicativo Android, com um aumento de mais de 10% na taxa de retenção de pessoas que abrem o Snapchat pela primeira vez”, disse Spiegel em comentários preparados.
Também em jogo: os filtros de selfie de realidade aumentada virais da empresa, que alimentaram o interesse no aplicativo.
Relatórios anteriores sugeriram que o filtro viral “gender swap” do aplicativo ajudou a aumentar drasticamente os downloads do aplicativo. A Spiegel pareceu aludir a esse sucesso em observações preparadas, citando o sucesso das lentes da “próxima geração” da empresa.
“Recentemente lançamos a próxima geração de Lentes AR. O objetivo é alavancar nossa experiência com a câmera móvel, bem como nosso investimento contínuo em pesquisa e inovação”, disse ele.
O diretor financeiro do Snap CFO, Derek Andersen, disse que a empresa estima que os novos usuários seja “atribuível a uma melhora no engajamento dos usuários”.
As ações do Snap subiram mais de 10% no pregão após o expediente imediatamente após os resultados.