O que motivou a queda do WhatsApp, Instagram e Facebook?

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Foram quase sete horas fora do ar. As duas principais redes sociais do mundo e o aplicativo de troca de mensagens mais usado do planeta deixaram muita gente impaciente por conta da funcionalidade interrompida.


Mas o que teria causado a queda dos apps? Muitas são as teorias circulando na internet.

Inicialmente, o Facebook, Inc. (responsável pelas redes sociais Facebook e Instagram e pelo mensageiro WhatsApp) justificou a falha de operação como “problema de rede”. Em nota, no final do dia, a companhia deu mais detalhes sobre a falha.

“Alterações de configuração nos roteadores de backbone que coordenam o tráfego de rede entre nossos data centers causaram problemas que interromperam essa comunicação. Essa interrupção no tráfego de rede teve um efeito cascata na maneira como nossos data centers se comunicam, interrompendo nossos serviços”, esclareceu o texto.

Quem tentava acessar a versão desktop do Facebook e do Instagram, via a mensagem de erro “5XX Server Error”. A falha deu margem para que se suspeitasse de falha no DNS (Domain Name System / Sistema de Nomes de Domínios, em tradução literal). De acordo com especialistas, DNS é um protocolo que faz a relação entre o endereço “nominal” de um site (ex.: errejotanoticias.com.br) ou aplicativo com o seu endereço real (número de IP, de Internet Protocol) nos bancos de dados da internet.

Em outros comunicados durante o dia, a empresa informou que a pane em nada tinha a ver com possíveis ataques hackers e que não houve vazamento de dados.

Confira a nota assinada por Santosh Janardhan, engenheiro de infraestrutura do Facebook, Inc.:

“A todas as pessoas e empresas em todo o mundo que dependem de nós, lamentamos o transtorno causado pela interrupção de hoje em nossas plataformas. Temos trabalhado o máximo que podemos para restaurar o acesso e nossos sistemas estão funcionando novamente. A causa subjacente dessa interrupção também afetou muitas das ferramentas e sistemas internos que usamos em nossas operações diárias, complicando nossas tentativas de diagnosticar e resolver o problema rapidamente.

Nossas equipes de engenharia determinaram que as alterações de configuração nos roteadores de backbone que coordenam o tráfego de rede entre nossos data centers causaram problemas que interromperam essa comunicação. Essa interrupção no tráfego de rede teve um efeito cascata na maneira como nossos data centers se comunicam, interrompendo nossos serviços.

Nossos serviços estão novamente online e estamos trabalhando ativamente para devolvê-los totalmente às operações regulares. Queremos deixar claro neste momento que acreditamos que a causa raiz dessa interrupção foi uma alteração de configuração com defeito. Também não temos evidências de que os dados do usuário tenham sido comprometidos como resultado desse tempo de inatividade.

Pessoas e empresas em todo o mundo confiam em nós todos os dias para se manterem conectadas. Entendemos o impacto que interrupções como essas têm na vida das pessoas e nossa responsabilidade em mantê-las informadas sobre interrupções em nossos serviços. Pedimos desculpas a todos os afetados e estamos trabalhando para entender mais sobre o que aconteceu hoje para que possamos continuar a tornar nossa infraestrutura mais resiliente”.

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