Índice
De vez em quando, surge um novo aplicativo que provoca curiosidade nos jovens e adultos. Sarahah é um desses aplicativos.
Mas o que é esse tal de Sarahah? Bem, vamos tentar e explicar.
O que é Sarahah?
Sarahah é um serviço de mensagens anônimo. Uma vez que um usuário se registre, eles podem dar o link para seus amigos ou publicá-lo publicamente online e qualquer pessoa com esse link pode enviar mensagens anônimas. O destinatário não tem como saber quem postou a mensagem ou respondeu de qualquer maneira.
Sarahah costumava existir como um site criado pelo desenvolvedor saudita Zain al-Abidin Tawfiq. Tinha um propósito muito simples – permitir que os funcionários publicassem comentários anônimos aos seus empregadores. Ele deu uma voz àqueles que tinham algo a dizer, mas nunca falaram por medo de que pudessem ser demitidos.
Mais tarde, Tawfiq pensou que esse conceito poderia se aplicar em um nível pessoal também, com amigos e conhecidos anonimamente dando feedback uns aos outros.
Essa parte do site é o que realmente o tornou popular no Oriente Médio e na África. No entanto, um pouco mais era necessário para decolar no Ocidente.
Em 13 de junho deste ano, a Tawfiq lançou uma versão de aplicativo da Sarahah na iOS App Store e no Google Play, e ela se espalhou como incêndio, entrando nos aplicativos Top 3 gratuitos e em ambas as plataformas.
Esse aumento de popularidade também foi auxiliado pela integração Snapchat do aplicativo, o que tornou muito mais fácil para os adolescentes usar. E onde há adolescentes anônimos, há problemas.
Por que Sarahah está ficando popular?
Realmente, o problema com Sarahah é tão antigo quanto a própria internet. Quando as pessoas são permitidas ao anonimato e sabem que não haverá repercussões para suas ações, eles podem dizer e fazer o que quiserem.
Muitos pais e seus filhos relataram que o aplicativo tornou-se a plataforma mais recente para o acúmulo de ciberbullying. Os comentários desagradáveis que os adolescentes têm recebido variam em número e gravidade. Outros, no entanto, relatam ter recebido ameaças de morte, com um usuário dizendo em uma avaliação do Google Play: “Minha irmã de 13 anos usa isso e ela recebeu uma ameaça de morte para nosso irmão de 2 anos”. Isso não é legal.
O enfarto cibernético, infelizmente, não é um fenômeno novo e definitivamente não começou com Sarahah. Mas a natureza anônima do aplicativo se presta a comentários tóxicos – se você está pensando em usá-lo, eu continuaria com cautela.
Você usou Sarahah? Como foi a sua experiência? Deixe-nos saber nos comentários.