Índice
O Google está entrando no negócio blockchain criando uma linha de tecnologias relacionadas a blockchain para trabalhar com seus diversos serviços online.
A tecnologia Blockchain é usada para impulsionar criptomoedas como Bitcoin, mas o Google não está trabalhando em uma nova criptomoeda.
A empresa está atualmente trabalhando para criar seu próprio livro digital que a empresa poderia usar internamente para diversas finalidades, como ajudar a proteger os dados pessoais dos clientes, informou a Bloomberg.
Além do uso interno, a empresa está planejando distribuir seu livro para terceiros para que possam usá-los para publicar e verificar transações. Além disso, o Google está planejando criar uma versão em branco que outras empresas possam usar em seus próprios servidores.
Muitos funcionários que trabalham no grupo de infraestrutura do Google trabalham nas tecnologias blockchain nos últimos meses.
Usuários do Google como esses disseram que muitos dentro da empresa acreditam que a linha de serviços em nuvem da gigante de tecnologia é uma opção natural para a tecnologia blockchain, embora o Google ainda não esteja pronto para fazer nenhum anúncio oficial.
No entanto, um porta-voz da empresa confirmou que o Google estava investigando a tecnologia.
“Como muitas novas tecnologias, temos indivíduos em várias equipes que exploram potenciais usos de blockchain, mas é muito cedo para especularmos sobre possíveis usos ou planos”, disse um porta-voz do Google à Bloomberg.
Tecnologia Blockchain
A ascensão da tecnologia blockchain oferece oportunidades e desafios para líderes do setor, como o Google. Por um lado, quando devidamente aproveitada, a tecnologia poderia fornecer à empresa uma maneira mais segura de armazenar dados de usuários, o que poderia ser um benefício para a empresa e seus clientes.
A desvantagem é que a ascensão dessa nova tecnologia tornou mais fácil para as startups competirem com o Google ou prejudicar sua liderança de mercado.
O Google, como qualquer empresa poderosa e estabelecida, tem uma tática fundamental para lidar com startups e rivais: comprá-los. Em 2017, o Google investiu pesado em startups especializadas em tecnologia blockchain e digital ledger.
Ainda não estão prontos para anunciar, mas é uma aposta segura que a empresa está trabalhando duro em algo grande.