Mark Zuckerberg, disse que a empresa criará novos recursos para os criadores de conteúdo ganharem dinheiro com a recomendação de produtos no aplicativo e um mercado para ajudar a conectar marcas com influenciadores.
Ao falar com Adam Mosseri, chefe do Instagram do Facebook, durante um vídeo transmitido ao vivo, Zuckerberg também disse que a rede social lançará “lojas de criadores” como parte do impulso do comércio eletrônico.
Os anúncios são parte do esforço do Facebook para servir à “economia criadora”, na qual influenciadores de mídia social, jornalistas e outros estão ganhando dinheiro diretamente de seus fãs em plataformas, incluindo Clubhouse, Patreon, Substack e YouTube.
O Facebook vai construir um programa de afiliados que vai permitir que os criadores ganhem uma parte das vendas dos produtos que recomendam, disse Zuckerberg.
O novo mercado para conectar criadores com marcas ajudará mais usuários com seguidores de médio porte a ganhar dinheiro, disse Mosseri. Uma preocupação crescente na economia de criadores é a disparidade de renda, em que as principais personalidades da mídia social geralmente obtêm ganhos exorbitantes, mas os criadores menores podem ter dificuldade para ganhar a vida.
“Se pudermos ajudar na combinação, podemos ajudar a direcionar mais dólares para os criadores menores que podem fazer um trabalho incrível para as marcas”, disse Mosseri.
Os anúncios são outro esforço para acompanhar o popular aplicativo de vídeo de formato curto TikTok, que testou recursos de comércio eletrônico, como compras ao vivo. No ano passado, o Instagram lançou um concorrente direto do TikTok, chamado Reels.
O Facebook disse no mês passado que deixaria os criadores ganharem receita de anúncios de vídeos de apenas um minuto, e expandir sua moeda virtual ‘Estrelas’, que as pessoas podem dar como forma de dar uma gorjeta para seus criadores de conteúdo favoritos.