O Facebook lança podcasts e salas de áudio ao vivo semelhantes ao Clubhouse

O Facebook Inc (FB.O) lançou na segunda-feira suas próprias salas de áudio ao vivo no estilo Clubhouse e uma maneira de encontrar e reproduzir podcasts em sua plataforma.


O lançamento de um rival em potencial no Clubhouse pelo Facebook segue o sucesso explosivo do aplicativo de áudio ao vivo apenas para convidados, que se tornou um sucesso enquanto as pessoas ficavam em casa durante a pandemia do COVID-19. O CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, foi uma das celebridades do Vale do Silício que fizeram aparições no aplicativo, que recentemente se expandiu para usuários do Android. 

O Facebook, que disse que quer fazer do áudio um “meio de primeira classe” em suas plataformas, junta-se ao Twitter Inc (TWTR.N) e à plataforma de mensagens Discord, que já lançou suas próprias ofertas de áudio ao vivo. O Spotify estreou sua própria versão, “Greenroom”, na última quarta-feira. Slack, Microsoft Corp de propriedade (MSFT.O) LinkedIn e Reddit também estão trabalhando em produtos similares.

Figuras públicas e alguns grupos do Facebook nos Estados Unidos usando iOS serão capazes de criar salas de áudio ao vivo, com até 50 alto-falantes e ouvintes ilimitados. Esses usuários também podem convidar pessoas sem um “crachá verificado” para falar, disse o Facebook em uma postagem no blog. Os usuários de iOS e Android podem ouvir as salas.

A empresa, que tem dado voz a seu esforço para atrair criadores de conteúdo, disse que está fazendo parceria com figuras públicas, incluindo músicos, jornalistas e atletas na implantação de salas de áudio ao vivo.

Os ouvintes poderão enviar as “estrelas” da moeda virtual do Facebook aos criadores em salas de áudio ao vivo. Zuckerberg disse que a empresa não terá um corte na receita dos criadores até 2023. 

Uma série de podcasts selecionados também estarão disponíveis no Facebook para ouvintes dos EUA e a empresa disse que em breve aumentará a lista inicial.

O Facebook, que foi criticado por lidar com conteúdo problemático em seus produtos, enfrentará os desafios de moderar conteúdo de áudio ao vivo e gravado, inclusive em grupos privados do Facebook. 

O Facebook também está trabalhando em um projeto com o Spotify para compartilhar e ouvir música na plataforma.

João Pedro:
Related Post