Índice
A Mozilla começou nesta terça-feira (25) a liberar a nova versão do navegador Firefox para Android.
A build é chamada de “Firefox Daylight”, conta com uma série de novidades e, segundo a desenvolvedora, marca o renascimento da plataforma no sistema operacional da Google.
A interface de usuário foi totalmente redesenhada para ficar mais limpa e minimalista, além de customizável — é possível até colocar a barra de endereços na parte de baixo da janela, se você preferir. As Coleções, que são os conjuntos de Favoritos, foram adicionadas junto com o modo Picture-in-Picture e o modo noturno padrão aplicado em todas as páginas suportadas.
E extensões?
As famosas extensões estão lá, incluindo um bloqueador de anúncios, mas a variedade ainda é baixa. A promessa da Mozilla é que novas opções sejam adicionadas ao longo do tempo.
Em termos de segurança, ela se baseou em algumas funções presentes no Firefox Focus, o browser mobile especificamente voltado para privacidade.
Isso inclui tanto o Modo Anônimo quanto uma proteção aprimorada contra rastreamento, sendo que todas essas configurações são ajustáveis de acordo com a preferência do usuário.
A Mozilla deve apostar bastante na popularização desse navegador repaginado — a companhia passa por reestruturações para encontrar projetos inovadores e novas formas de monetização, chegando até a realizar uma demissão em massa em agosto de 2020.
Disponibilidade
Quem tem o Firefox instalado no Android deve receber em breve a nova atualização. Ela é disponibilizada gradualmente a certas regiões, começando pela Europa e, nos próximos dias, chegando também aos Estados Unidos. Se você ainda não tem o aplicativo instalado, pode baixá-lo por aqui ou via Google Play Store.
Quem não quiser esperar e ainda não recebeu a opção de atualização pode recorrer ao download direto do APK da versão 79 do navegador.