O Edge, navegador da Microsoft, acabou de ser atualizado para a versão 44.6.1, disponível no sistema operacional iOS.
Em meio a novos recursos, correções e melhorias, uma característica que se destaca nessa nova edição do browser é o modo de leitura em voz alta, que consiste em fazer a leitura de qualquer página da web ou notícia que o usuário queira.
Este é um passo que o Edge dá rumo à acessibilidade. Nossa equipe Teoria Digital testou o recurso, e notou que o mesmo funciona apenas em páginas em inglês, pelo menos até o momento. Ainda não se sabe quando o Edge vai conseguir ler em voz alta conteúdos em outros idiomas.
Além de ajudar usuários que tenham dislexia ou algum outro fator que represente dificuldade em fazer uma leitura, o novo recurso do Edge também é responsável por agilizar a vida das pessoas que estão ocupadas e deixarão a leitura para segundo plano. É o caso de alguém que está no trânsito ou cozinhando, por exemplo. Outro aspecto interessante da leitura em voz alta é que o usuário também é capaz de controlar a velocidade com a qual o navegador deve ler a página em questão.
Um usuário no Twitter compartilhou o novo recurso, acompanhado de um vídeo mostrando exatamente como funciona: “Novidade! As versões mais recentes do Microsoft Edge Browser para iPhone têm leitura em voz alta e realce de palavras / linhas incorporado! Torna o texto mais acessível a todos”, escreveu ele.
O Microsoft Edge foi anunciado pela primeira vez em janeiro de 2015. Inicialmente, ele foi lançado para Windows 10 e Xbox One, mas agora também conta com versões lançadas tanto para Android quanto para iOS. Resumidamente, ele é o sucessor do Internet Explorer, sendo o atual navegador padrão da Microsoft.