Nova Carteira de Identidade Nacional mais segura alcança 1 milhão de emissões

A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), que unifica o número de identificação dos brasileiros pelo CPF, ultrapassou a marca de 1 milhão de documentos emitidos em julho de 2023. O novo RG nacional foi lançado com o objetivo de aumentar a segurança e reduzir fraudes.


Entre as melhorias implementadas está a adoção de um QR Code, que permite verificar a autenticidade do documento por qualquer smartphone. Além disso, a CIN pode ser obtida em versão digital por meio do aplicativo Gov.br.

O Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), empresa pública responsável pelo desenvolvimento do sistema, informou que em breve a troca de informações do novo RG será feita com uso da tecnologia blockchain. Isso trará mais rapidez e eficiência ao processo, já que a blockchain descentraliza os dados em vários computadores.

Atualmente, a CIN é emitida em 12 estados. O governo federal trabalha para que os demais entes federativos também passem a adotar o novo documento até 2023, conforme previsto em lei. A substituição é gratuita para os cidadãos.

Segundo Alexandre Amorim, presidente do Serpro, a adoção do CPF como identificação única traz a confiabilidade desse cadastro para o RG. Rogério Mascarenhas, secretário de Governo Digital, comemorou o marco, mas alertou que é preciso intensificar os esforços para alcançar todos os brasileiros.

Teoria Digital:
Related Post