Notebooks em sala de aula tiram a atenção dos estudantes

Você usa notebook ou tablet para anotações durante as palestras ou reuniões da escola? Se sim, é melhor usar caneta e papel, há evidências crescentes de que o uso de aparelhos durante palestras diminui o aprendizado.


O que é pior, pode resultar em notas mais baixas, conforme os relatórios publicado hoje no The New York Times.

Para estudar isso, pesquisadores da Universidade de Princeton e da Universidade da Califórnia pediram a um grupo de estudantes que fizessem anotações em uma palestra usando caneta e papel, enquanto outro grupo usava notebooks.

O experimento descobriu que os alunos que usavam um notebook não entenderam a palestra tão bem como aqueles que escreveram as anotações no papel.

Os pesquisadores formularam a hipótese de que isso ocorreu porque os alunos que escreveram as anotações tiveram que processar o que o professor estava falando e, de fato, resumir o que foi dito para compreender a palestra.

Além disso, eles descobriram que os usuários de notebook tinham uma “tendência a transcrever palestras literalmente”, o que significava que eles eram menos propensos a processar a informação em suas próprias palavras, impedindo-as de entender verdadeiramente o que estava sendo ensinado.

Escrever coisas à mão é cada vez menos comum, já que os notebooks, smartphones e os gravadores de voz continuam a substituir a caneta e papel, mas já foi provado que a escrita manual melhora as habilidades motoras, a memória e a criatividade.

Então, mesmo que as anotações no notebook possam ser mais rápidas, você pode querer pensar sobre a quantidade de informações que você está realmente mantendo.

Teoria Digital:
Related Post