Ninguém pediu, mas um engenheiro colocou uma conexão Lightning em um Android

Nem eu, nem você e muito menos a torcida do Flamengo ou Corinthians pediu, mas um engenheiro chamado Ken Pillonel colocou uma porta Lightning em um celular Android.


 

O feito aconteceu com um Galaxy A51 e a conexão proprietária da Apple é funcional, seja para carregar a bateria ou mesmo trafegar dados.

Aos poucos a Apple vem aumentando a quantidade de dispositivos próprios com conexão USB-C, mas nos mundo dos aparelhos portáteis apenas os iPads são agraciados com uma porta utilizada amplamente pelo mercado de acessórios e plugues. No iPhone a única escolha continua com o cabo Lightning, que agora fez seu caminho até um smartphone Android intermediário.

A obra claramente desnecessária para o mundo Android foi feita pelas mãos do engenheiro Ken Pillonel, o mesmo que colocou um conector USB-C em um iPhone X – esse sim, é útil. Nela, um Galaxy A51 tem porta padrão substituída por uma Lightning e ela funciona como esperado para esse cabo: a energia flui até a bateria para alimentar o aparelho e os dados são enviados para o sistema operacional móvel do Google.

Engenheiro precisou enganar o cabo Lightning

Pillonel diz que a parte mais complicada da troca de conexão foi fazer o cabo Lightning acreditar que estava conectado em um dispositivo fabricado pela Apple, já que uma pequena placa faz parte do periférico e ela impede seu funcionamento em qualquer outro produto. Tudo isso mantendo a mesma espessura de um Galaxy A51 convencional.

O engenheiro prometeu divulgar um vídeo completo do trabalho de adaptação, desde a parte física para trocar as peças internas do Galaxy A51 para acomodar o conector Lightning, até o lado de programação para fazer o cabo não perceber que estava plugado em um dispositivo diferente.

Por mais maluca e inútil que seja a ideia, o iPhone X com USB-C fez sucesso. Seu projeto anterior foi vendido em um leilão no eBay por US$ 86 mil, ou algo perto dos R$ 401 mil em conversão direta e sem considerar impostos ou taxas.

João Pedro:
Related Post